ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Artigos

Cidade Natureza

Por Rosildo Barcellos (*) | 17/08/2015 13:09

O turismo representa o quinto principal produto na geração de divisas em moeda estrangeira para o Brasil e disputa com a exportação de automóveis a quarta posição. O leque de turismo no Brasil é extremamente amplo passando pelo turismo de férias, o cultural, o de negócios e desportivo, além do turismo de saúde e religioso. E para que o tenhamos forte, precisamos mensurar o desejo e a necessidade de evasão ou ainda o espírito de aventura e a motivação cultural e comercial dos usuários.

Posteriormente a isso é que poderemos desenvolver uma Política de Turismo compatibilizada com os padrões estabelecidos nas várias esferas, visando a preservação e conservação dos recursos naturais, dos monumentos históricos e das manifestações culturais.É neste particular, que surge a importância do Turismo para Aquidauana ( no idioma Guaicuru – Rio Estreito) - (17.008,5 Km², fundada em 15 de agosto de 1892 – nesta época estavam um grupo de 40 pessoas e entre eles Estevão Alves Correa, Manoel Antônio Paes de Barros e Teodoro Rondon - Hoje está com com 75% de área Pantaneira). A pesca nos Rios Taquarussu, Dois Irmãos, Aquidauana e Miranda é premente e salutar.

Precisamos transmutar esta história ( Aquidauana foi o primeiro município a ter energia elétrica, o primeiro cinema com tela panorâmica) e falta o turismo buscar uma forma de movimentação econômica capaz de gerar emprego, renda e receita pública, podendo efetivamente, propiciar o desenvolvimento econômico e social com foco para a exploração da diversidade cultural da região e a preservação da biodiversidade; treinando a receptividade dos trabalhadores, além de estimular o plantio de árvores nativas e fomentar a educação ambiental.

Algo que poderá dar um novo impulso na área, seria o novo acesso a cidade através da construção de um anel viário e a pavimentação da rodovia Aquidauana - Rio Verde. Há um traçado proposto que partirá do trecho próximo ao Aterro Sanitário, passando pelo conjunto habitacional Arara Azul, Jardim Aeroporto, contornando o Hospital Funrural, Aeroporto e Instituto Técnico Federal até chegar às imediações do Rancho do Pescador, na BR 262, aonde o popular”Cido” recebe a todos com a sua maravilhosa picanha na pedra e o peixe frito na hora. Tais arranjos produtivos nos colocaria no meio da rota das relações de produção da região pantaneira.

Outro fator importante seria,implementar datas festivas,como faz a vizinha Anastácio com sua “Festa da Farinha” . São shows de qualidade e importância nacional. Buscar também a possibilidade de poder abrir espaço para a visitação equalizada do Sítio Arqueológico de Xerez - Segundo estudos, o povoado de Santiago de Xerez teria sido fundado em 1593, pelo espanhol Ruy Diaz de Guzman, apoiado por jesuítas. Nele teriam vivido em torno de 100 espanhóis e pelo menos três mil índios agregados.

O Sítio arqueológico onde foram encontrados painéis com inscrições rupestres, caracterizando vestígios de grupos pré-históricos; e as 04 aldeias da etnia terena e que podem ser feitas visitações; Limão Verde, Bananal, Ypeg e Água Branca. Ofertar importância ao setor turístico certamente fomentará uma nova perspectiva de distribuição de renda, o que beneficiará a todos.

(*) Rosildo Barcellos, articulista

Nos siga no Google Notícias