ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Artigos

Como a ginástica laboral pode evitar dores nas costas e faltas ao trabalho

Por Dr. Eloy Rusafa (*) | 03/01/2015 08:36

A rotina da maioria da população brasileira é acordar cedo, pegar transporte público e trabalhar o dia todo. Algumas profissões deixam as pessoas com dores e indispostas para o dia seguinte, fato que, repetido seguidamente, pode acarretar em afastamento do serviço ou perda de produtividade, o que não é a vontade de nenhum trabalhador e, muito menos, dos empregadores.

Para evitar problemas de saúde, principalmente dores nas costas, e faltas no trabalho, a ginástica laboral surge como uma eficiente alternativa, pois “prepara” todo e qualquer trabalhador para mais uma jornada de trabalho.
Segundo a fisioterapeuta Dra. Juliana Feraresso, especialista neste assunto, ginástica laboral é o conjunto de exercícios realizados no local de trabalho e direcionados para as diferentes atividades profissionais. Estes exercícios acontecem durante o expediente e atuam de forma preventiva e terapêutica a fim de manter a saúde.

A ginástica laboral consiste em movimentos simples para o aquecimento de músculos e esqueleto, alongamentos e relaxamento do corpo que, além de aumentarem a produtividade e a qualidade do trabalho, reduzem custos de assistência médica e trazem maior proteção legal à empresa contra possíveis processos de empregados. A isso soma-se também a melhoria da imagem da instituição perante os funcionários e a sociedade. Já os funcionários aumentam a autoestima, reforçam a musculatura e a flexibilidade das articulações, reduzem o stress, aumentam a capacidade de concentração e o ânimo para o trabalho.

Apoio e recomendo a prática da ginástica laboral como forma de prevenir maiores problemas de saúde, como dores na coluna, dores lombares, hérnias de disco, etc., doenças que podem prejudicar a pessoa profissionalmente, mas, além de tudo, pode mudar para pior sua vida. Pense saúde, pratique saúde e tenha ganhos para sua vida e sua profissão.

(*) Eloy Rusafa é neurocirurgião especialista em coluna com técnicas minimamente invasivas para solucionar doenças e problemas.Tem o título de Especialista e Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Nos siga no Google Notícias