A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

23/10/2014 10:07

Empresa Sustentável, empresa consciente

Por Vinícius de Souza Régis (*)

É cada vez maior o número de empresas que estão se conscientizando da importância de ações sustentáveis para preservação do meio ambiente. Atualmente, é possível contar com benefícios fornecidos pelo Governo para instituições que realizam atividades sustentáveis, como redução de impostos ou financiamentos para projetos.

Veja Mais
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia

Mas afinal, o que é sustentabilidade? Sustentabilidade é responsabilidade ambiental. É um conjunto de atitudes, individuais ou coletivas, voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta, ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos seus clientes. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, o consumidor tem ficado mais consciente da importância da defesa do meio ambiente e tem cobrado isso das empresas.

Cada vez mais eles buscam por produtos e serviços de empresas sustentáveis. Contudo, poucos empresários entendem que seu empreendimento é relevante para toda a sociedade (empresas pagam impostos, contratam pessoas, usam recursos ambientais e sociais que pertencem a todos) e que uma empresa somente será sustentável se combinar o retorno econômico com suas obrigações sociais e ambientais.

Empresas sustentáveis saem na frente em relação às demais aos olhos dos clientes, da sociedade e, principalmente, dos seus colaboradores. Pois, em função da consciência ambiental, muitas pessoas tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis.

Vale ressaltar, as vantagens e benefícios de ser sustentável:

- Melhoria da imagem da empresa junto aos clientes e comunidade em geral.

- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.

- Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que podem viver num futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade.

Como vimos, são iniciativas simples, porém, que fazem toda a diferença, não só em condições sustentáveis, como na relação (cliente/colaborador) das empresas e, também, em termos financeiros. É preciso que todos os colaboradores participem da “iniciativa verde” proposta e que façam sua parte para que os resultados possam aparecer.

Por isso, é muito importante que as empresas tenham consciência dessas ações para que possam colocá-las em prática de maneira coletiva, fazendo com que seus colaboradores de forma individual, adotem essas atitudes visando uma melhoria, não só no ambiente de trabalho, mas no mundo ao seu redor.

(*)Vinícius de Souza Régis, advogado no escritório Mascarenhas Barbosa Advogados Associados

Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Nos últimos anos, a Assistência Social vem construindo uma nova trajetória, organizando-se sob novos padrões e afirmando-se como parte integrante do ...
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...
Um galo para Asclepius
Sócrates, o filósofo ateniense, cujos preceitos influenciaram o pensamento ocidental de forma muito marcante e definitiva, tinha uma característica: ...
Tiro no pé ou tiro na mão?
Embora a economia do País tenha dado tímidos sinais de recuperação nos últimos tempos, a verdade é que ainda precisamos avançar mais e com velocidade...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions