A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

16/06/2016 10:42

Entender a vida e as suas leis

Por Benedicto Ismael Camargo Dutra (*)

Eram facilmente previsíveis os sintomas negativos que assombram a sociedade atual. No entanto, não houve preocupação mais séria nem aprofundamento sobre as causas. As dificuldades aumentaram. Nenhum cidadão deveria ficar na condição de inútil; todos têm de dar a sua contribuição para a melhora e atendimento das necessidades humanas. Mas o sistema foi atropelado por interesses menores, afastados dos valores humanitários, e assim a vida foi perdendo seu significado. No vazio existencial, cresce o consumo de drogas enquanto o ser humano vai anulando a sua essência.

Veja Mais
Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
A aviação e suas regras

As coisas vão piorando, ninguém fala nada, quando se percebe, surge mais um rio morto, carregando esgoto na sua lentidão. É o caso do Rio São Francisco, o velho Chico, estressado pela ignorância. A água não tem preço, é sustentáculo da vida, mas só os sábios percebem isso. O apego ao dinheiro está minando a sabedoria, permanecendo a rigidez e desinteresse em pesquisar objetivamente as leis da Criação. Agravam-se as condições gerais de vida.

O filme Truque de Mestre 2 mostra, sob a forma de fantasia mágica, problemas que rodeiam o mundo financeiro: os hackers, o roubo de informações confidenciais, as manipulações do mercado e a atuação dos especuladores nesta época em que o cassino financeiro no qual a economia global se transformou está sendo acelerado como nunca, girando em alta velocidade, gerando grandes incertezas quanto ao futuro com a concentração crescente de grandes montantes de capital em poucas mãos - os controladores do dinheiro que correspondem a 1% da população mais rica do mundo, pouco preocupada com as questões humanitárias e ambientais. Em nossos dias, nada mais fica oculto, tudo que se escondia nas sombras tem de se mostrar sob a força da luz. No filme, os mágicos conseguem encontrar soluções, mas na vida real, não sabemos qual será o desfecho final dos truques dos especuladores.

Com a força da boa vontade voltada para o bem, não há passado ruim que não possa ser facilmente anulado. Num mundo marcado pelos desencontros, temos de ser fortes e cultivar a alegria de viver. Estamos enfrentando uma época repleta de asperezas e dificuldades. As trevas dos erros humanos exercem forte domínio. A situação tende a piorar, pois a reciprocidade também se acelera.

Uma grave ameaça são os descuidos para com a infância. Muitos pesquisadores já indicaram a importância das creches para suprir as deficiências das famílias desestruturadas. Precisamos de creches e escolas para a primeira infância, sua manutenção e funcionamento com bons educadores e adequadamente preparados.

É imperioso que as novas gerações se conscientizem da necessidade de compreender o exato significado da vida como base para a construção de um futuro melhor. Como poderemos redespertar nas crianças o gosto pela leitura, a percepção do quanto se pode aprender lendo livros e escrevendo, de preferência de forma manual com lápis e papel, as coisas que vamos compreendendo?

Para preservar a harmonia e manter o bom funcionamento das equipes, torna-se indispensável fortalecer a consideração. Saber ouvir. Eliminar as brigas. Buscar a reconciliação amistosa, estendendo a mão ao companheiro. Eliminar a inveja, o rancor e a vaidade, a mania de sempre ter razão.

Sem bondade não se constrói nada duradouro. Temos de estar atentos às formas de pensamentos que estão sendo geradas e sintonizar nas positivas. Manter a serenidade, não deixar que a mágoa ou a irritação encontrem brechas. Formas de contentamento são o que há de melhor para embelezar a vida, propiciando equilíbrio emocional e saúde. As sombras se ampliam, os seres humanos permanecem apáticos diante da vida, sem atentar para o brado de alerta de Abdruschin, autor da Mensagem do Graal: “Despertai, ó seres humanos desse sono de chumbo!”.

(*) Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado em Economia e Administração pela USP, articulista, palestrante e escritor.

Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
Ao fim de cada ano, realizo uma pesquisa com funcionários de empresas de todo o Brasil para avaliar quais foram as coisas que mais impactaram na prod...
A aviação e suas regras
A aviação conseguiu, em menos de um século, aproximar os continentes, as empresas e, principalmente, as pessoas. Foi uma evolução tão rápida que não ...
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Nos últimos anos, a Assistência Social vem construindo uma nova trajetória, organizando-se sob novos padrões e afirmando-se como parte integrante do ...
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions