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Entender as sazonalidades dos mercados contribui para o crescimento das vendas

Por Graziela Lourensoni (*) | 18/05/2015 09:30

Trabalhar com produtos sazonais representa um desafio para muitos empresários. Sorveterias, lojas de ar condicionado e moda praia são alguns exemplos de negócios que precisam encontrar saídas para manter as vendas em alta durante o ano todo. No mercado de equipamentos para os segmentos agrícola, florestal e de jardinagem, a situação também não é diferente. A venda de equipamentos está diretamente ligada às condições climáticas do país, que interferem nas safras e, consequentemente, no bolso dos produtores.

Pensando nos mercados em que a Husqvarna atua, ao longo do ano temos a Temporada de Motosserras, que ocorre durante o outono e o inverno (abril a agosto), onde são comercializados produtos para o trabalho no segmento florestal, como motosserras, roçadeiras mais robustas e sopradores; e a Temporada de Jardim, durante a primavera e o verão (setembro a março), quando ocorrem mais chuvas e consequentemente os gramados, pastagens e jardins crescem mais. O foco, neste caso, são os equipamentos como aparadores de grama, roçadeiras, cortadores de grama, tratores de cortar grama, entre outros.

Porém, uma empresa que busca uma participação no mercado o ano inteiro precisa estar preparada para as adversidades, como um inverno chuvoso ou um verão seco, que podem interferir diretamente nas vendas. Para evitar esses problemas, uma das soluções é a diversificação da linha de produtos. Essa estratégia pode ajudar a compensar as perdas e ainda estimular a geração de receita nas revendas de equipamentos.

Nesse sentido, quando trabalhamos com uma linha mais ampla de produtos, conseguimos enxergar oportunidades de negócios muito além dos campos ou jardins. Os atomizadores e sopradores são exemplos clássicos disso. No último ano, com a crise hídrica no país, os sopradores ganharam grande destaque no mercado, pois são indicados para a higienização de maquinários agrícolas, mas também auxiliam na limpeza de pátios, calçadas, condomínios sem a utilização de uma gota de água.

Já os atomizadores se tornaram grandes aliados no combate à dengue, pois podem ser utilizados para a aplicação de defensivos mesmo em áreas de difícil acesso. Com o atomizador é possível realizar a pulverização em quintais, superfícies irregulares, poças de água, depósitos de sucata, pneus empilhados, entre outros. O grande diferencial do equipamento é a tecnologia capaz de arremessar as gotas a uma grande distância, por meio da combinação vento e carga eletrostática, o que garante uma melhor aderência e cobertura do líquido aplicado.

A sazonalidade pode ser um grande problema para as empresas que estão focadas em atender apenas um segmento. O grande segredo para não sofrer com as mudanças climáticas é estar aberto às oportunidades, investir na diversificação da linha de produtos e conhecer suas características, pensando em novas aplicações quando possível. O mercado está aberto para inúmeras oportunidades de negócios, basta saber dos seus diferenciais e investir na força deles para garantir a consolidação da marca ao longo do todo o ano.

(*) Graziela Lourensoni é gerente de produtos da Husqvarna, líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes e que comemorou 325 anos em 2014.

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