ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Evitar tropeçar versus saber levantar

Por Ronaldo Mota (*) | 20/02/2015 10:32

As teorias educacionais são, em geral, ancoradas em seus procedimentos, metodologias e referenciais teóricos, decorrendo daí as respectivasabordagens efocos. Não seria nenhum exagero afirmar que a imensa maioria dos procedimentos, metodologias e abordagens tem tradicionalmente adotado como objetivocentral evitar os tropeços dos alunos. Fundamentalmente, o ensino tradicional, ao informar,o faz para que o educando acerte e evite os erros. De forma resumida, ter sucesso, normalmente, quer dizer "não tropeçar", sabendo responder as questõescorretamente e completando,positivamente, os desafios apresentados.

Mais do que simplesmente aprovar os que acertam e reprovar os que erram, a cultura educacional estabeleceu como referências aqueles que tudo sabem e nada erram, fruto essencialmente de estarem bem informados eterem boa memória, reverenciando-os como vitoriosos e exemplos a serem seguidos no processo ensino-aprendizagem.
Os modelos padrão e suas práticas usuaisde ensino têm sobrevivido porque níveis razoáveis de sucessopuderam ser observados no passado, gerando a expectativa de que provendo informações com competência e evitando os tropeços,teríamos solução educacional também para o presente e, eventualmente, até mesmo para o futuro.Nada mais ingênuo. Os novos tempos apresentam mudanças profundas com desafios inéditos e o ensino tradicional dá mostrasclaras de incapacidade de decifrá-los ou resolvê-los.

Entre as rápidas mudanças em curso, está aquela que torna progressivamente a informação o produto mais disponível e o mais barato da atualidade. O surgimento de uma sociedade em que a informação está totalmente acessível, instantaneamente disponibilizada e gratuitamente adquirível traz consequências educacionais ainda não assimiladas e, por vezes, sequer percebidas. As metodologias, as ênfases e os focos demandam imediatas mudanças, em especial deslocando o centro do simples saber, enquanto ser informado, em direção ao complexo saber resolver, baseado na informação assumida como completamente disponível, online e gratuita.

Mais do que o acesso à informação, saber selecioná-la e, em equipe, saber decifrá-la e resolver os problemas passam a ser atitudes fundamentais, tanto no mercado de trabalho como na vida. O ensino por etapas dá lugar à educação ao longo da vida,onde o aprender a aprender é mais relevante do que o aprender em si. Além daquilo que se aprende, ter consciência e domínio sobre o "como se aprende" passa a ser prioritário.

Assim, os novos tempos impõem uma realidade em que é mais importante focar no aprender os procedimentos de superação após o erro do que a obsessão simples por nunca tropeçar. Não há nenhuma garantia de que aquelesque nunca tropeçaram saberão levantar caso errem. Mas há fortes indicadores de que aqueles que aprenderam a aprenderterãotodas as condições de superação. Os "erros" mais do que serem vistos como naturais, podem ser parte integrantes e indispensáveis do processo ensino-aprendizagem. Muito mais importante que evitar tropeços, portanto, é aprender a levantar.

(*) Ronaldo Mota é reitor da Universidade Estácio de Sá e diretor de Pesquisa do Grupo Estácio

Nos siga no Google Notícias