A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

18/07/2013 14:41

Férias: relaxar sem perder o foco

Letícia Bechara (*)

As férias escolares de julho são um respiro para os estudantes. E eles curtem o momento mesmo. Combinam com os amigos mil atividades, querem viajar, enfim, aproveitar a valer. É o momento de relaxar e se divertir, mas também de se planejar e não perder o foco, especialmente para os alunos que estão em preparação para o vestibular.

As férias podem ser uma ótima oportunidade de revisar os conteúdos, visitar as faculdades que se pretende fazer o vestibular, assistir filmes e peças que ajudem a entender contextos históricos e atualidades.

Um ponto importante nessa jornada e em que pouco se reflete é a forma mais adequada para cada um aprender e estudar. Você sabe qual é a sua? Você é uma pessoa mais auditiva, visual ou cinestésica? Como isso impactar seus estudos? Pense nas suas experiências educacionais... quais foram os momentos mais marcantes? Vídeos? Apresentações? Experiências? O que fica na sua cabeça depois da semana de provas?

De acordo com a neurociência, que tem contribuído significativamente nesse aspecto, quanto mais entendemos sobre o funcionamento do cérebro, mais podemos potencializar seu uso. As nossas memórias são registradas através dos nossos sentidos, e quanto mais sentidos usamos, mais intenso o registro, daí a importância de utilizar o máximo de recursos disponíveis.

Confira algumas dicas para potencializar o aprendizado:

1. Abuse de gráficos, imagens e desenhos - crie mapas mentais com as ideias mais importantes sobre o assunto lido.
2. Assista vídeos sobre o assunto - no Youtube sempre tem coisas diferentes e interessantes que podem contribuir com o aprendizado.
3. Monte um grupo de amigos para debater a matéria a discussão entre colegas colabora para aprender diferentes pontos de vista.
4. Grave o assunto e produza áudios _ aproveite as ferramentas do celular para aprender e compartilhar conhecimento.
5. Utilize as redes sociais para trocar experiências.

Aproveite as férias para conhecer coisas novas, reaprender, explorar lugares diferentes. Ao final faça uma autoavaliação, valeu a pena?

As férias podem ser um ótimo momento para criar novos hábitos.
Comece com um novo hábito e logo poderá ter uma vida diferente: leitura, atividades físicas e alimentação.

Leonardo Da Vinci dizia: “ Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”.

(*) Letícia Bechara é pedagoga e coordenadora de vestibular da Trevisan Escola de Negócios

Previdência Social: verdades e mentira
Com a reforma da Previdência, e já que acabaram com o Ministério da Previdência, vários ministros dispararam versões sobre o tema, mas como não sabem...
Chacina e colapso nas prisões brasileiras
Nestes poucos dias do Ano da graça de 2017, o Brasil e o Mundo viram estarrecidos o massacre brutal de cerca de pelo menos 134 detentos, dentro das p...
Em busca da competitividade sustentável para o agronegócio
O papel da sanidade animal e vegetal Há décadas as questões sanitárias de plantas e animais integram a lista das preocupações do agronegócio brasilei...
Elementos da teoria da decisão
A propósito do fim do ano de 2016 (terrível na política e na economia) e com o ano de 2017 (com esperanças de que as coisas melhorem), participei de ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions