ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artigos

Foi demitido? Abrir uma franquia pode ser boa opção

Por Germano Leardi Neto (*) | 29/01/2015 08:18

Infelizmente, estamos vivendo dias de incerteza. A economia dá fortes sinais de retração e várias empresas, em especial na indústria, já anunciaram demissões em massa. Nessa hora, muitas vezes, o trabalhador se vê com um bom dinheiro nas mãos - fruto de rescisão e fundo de garantia - e sem saber o que fazer para não tomar decisões erradas ou ainda, ver a quantia reduzindo mês a mês sem a aplicação em algo realmente produtivo, que possa gerar frutos.

Nesse contexto, as franquias podem ser muito interessantes. Com um investimento inicial que vai de R$ 10 a R$ 300 mil em média, o então desempregado pode se tornar um empreendedor.

Logicamente, a decisão envolve muitas questões. É preciso primeiro refletir se você tem perfil para empreender. De modo geral, é preciso disponibilidade para correr riscos, capacidade de gestão e aptidão por liderança, já que provavelmente será necessário coordenar o trabalho de funcionários. Na internet, há vários testes que pode te ajudar a fazer esse exercício de autoconhecimento.

Uma vez identificado o potencial, é preciso partir para o estudo de mercado. Alguns preferem se lançar a voos solos e independentes, abrindo negócios que começam do zero. Sem referências, experiência no setor ou qualquer tipo de apoio. O risco é bem alto e, de acordo com dados do SEBRAE, cerca de 27% dessas empresas são fechadas antes mesmo de completar cinco anos de vida. Decepção, arrependimento e prejuízo.

Para quem opta pelas franquias, o risco também existe, mas é bem menor. Segundo o mesmo levantamento, a taxa de mortalidade das franquias é de apenas 5%. O que faz a diferença aqui é o suporte dado pelo franqueador, que assim como o franqueado, tem todo o interesse em fazer o negócio dar certo. Ele ajuda na transmissão de conhecimento, padronização de processos, escolha do ponto comercial. Fatores determinantes na linha que separa o sucesso do fracasso.

Escolher a franquia ideal é um ponto crucial nesse momento. É preciso buscar uma marca que o investidor se identifique. Engana-se quem pensa que o dono só dá ordens. Normalmente, é a pessoa que mais trabalha e precisa de muito foco e dedicação para que a empresa prospere. Nesse sentido, ficar satisfeito com a rede escolhida é primordial para garantir o empenho necessário para o desenvolvimento do negócio.

A grande questão é: como escolher? Segundo dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising - são mais de 2.700 redes de franquia disponíveis no Brasil. Imagine escolher uma única opção entre tantas. Para isso, não há milagre. É preciso pesquisar muito, conversar com franqueados antigos da rede e analisar se a área de atuação é promissora.

Uma das melhores opções de franquia atualmente são as imobiliárias. Mesmo não tendo nenhum conhecimento na área, o franqueado consegue adquirir rapidamente todo o conhecimento que precisa para captar, vender ou alugar imóveis comerciais ou residenciais. A Paulo Roberto Leardi, por exemplo, oferece aos franqueados uma universidade corporativa, onde o franqueado aprende tudo o que precisa saber para potencializar o seu negócio.

Entre as vantagens das franquias imobiliárias estão a flexibilidade de horários para atendimento (não sendo necessário operar à noite, como no caso das franquias de alimentação), baixo investimento inicial, poucos funcionários, espaço pequeno - sem necessidade de área para estoques, por exemplo, e sem perda de produtos devido à prazo de validades.

Em suma, se você tiver sido vítima da freada da economia e se encontra numa situação onde não sabe exatamente o que fazer, analise essa possibilidade. A franquia imobiliária pode ser a solução ideal para você.

(*) Germano Leardi Neto é diretor de relações institucionais da franqueadora imobiliária Paulo Roberto Leardi.

Nos siga no Google Notícias