A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

19/11/2013 13:47

Indústria ambientalmente mais preparada

Por Sérgio Longen (*)

Ao inaugurar, em Bonito, o EcoSesi Observatório Socioambiental e lançar o Selo Ambiental do PSE (Programa Senai de Ecoeficiência), o Sistema Fiems deu um grande passo na direção de propiciar às indústrias de Mato Grosso do Sul um Plano de Sustentabilidade Ambiental. Essas duas iniciativas chegam para reforçar o tema sustentabilidade junto às empresas do Estado, desenvolvendo projetos e tornando-as bem mais preparadas para as questões ambientais exigidas pelo mercado.

Veja Mais
Educação e o futuro da alimentação
Convenções internacionais e competitividade

O EcoSesi e o Selo Ambiental do Senai são frutos de uma discussão iniciada há 4 anos pela Diretoria do Sistema Fiems, Assembleia Legislativa e Governo do Estado na questão socioambiental. Com base na Lei Estadual nº 4.285, de 14 de dezembro de 2012, que trata da prorrogação dos incentivos fiscais relativos ao ICMS até 2028, e, por meio do Decreto Estadual nº 13.606, de 25 de abril de 2013, criou-se condição para a implementação de um projeto que contempla a expansão da indústria e o crescimento sustentável do setor.

O resultado desse trabalho é hoje, sem dúvida, um dos melhores programas de incentivo fiscal do Brasil, mais moderno e eficiente. Essa nova lei estadual permite a renovação dos incentivos fiscais condicionada à apresentação de projetos de expansão das atividades até abril de 2014 e também estabelece a concessão de incentivos extras que serão coordenados por consultorias da própria Fiems, por meio do Senai.

Um dos pontos presentes nessa nova lei de incentivo fiscal abrange a questão da gestão socioambiental. É neste ponto que entra o observatório, que vai servir como instrumento de monitoramento e capacitação para as empresas, atuando como um espaço de imersão aos empresários e suas equipes e oferecendo ainda um laboratório onde os técnicos do Senai farão todo o trabalho de acompanhamento das ações que serão diagnosticadas para a concessão dos selos ambientais, que vão do Selo Branco ao Selo Verde.

Os selos possibilitam a ampliação da isenção do ICMS em até 5%, sendo sua concessão vinculada às adequações para uma produção mais limpa e consciente, permitindo que as empresas possam evoluir. Com o EcoSesi, temos toda a estrutura para colocar em prática esse grande projeto de gestão socioambiental na indústria de Mato Grosso do Sul. Mais uma vez a indústria estadual sai na frente e, em 5 anos, esperamos ter todas as empresas do setor envolvidas nesse grande projeto de sustentabilidade.

A partir de agora, podemos afirmar que estamos construindo um novo Mato Grosso do Sul. Nós precisamos ser cada vez mais profissionais, investindo e nos organizando para solucionar os gargalos do setor, resultando em maior competitividade. Este é o primeiro passo, alguns desdobramentos se fazem necessários, como a conquista de redução dos impostos, como o IPTU, e incentivos na contratação de financiamentos.

O Selo Ambiental do Senai é um projeto inovador, moderno e arrojado, que contribuirá para o aumento da competitividade dos nossos produtos. As indústrias com Selo Verde serão respeitadas porque seguirão padrões internacionais de produção mais limpa e sem resíduos. Daqui a 20 anos, estaremos avaliando a semente plantada hoje, esse projeto se multiplicará e dará muitos frutos.

(*) Sérgio Longen é empresário do setor de alimentos e presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.

Educação e o futuro da alimentação
Educação deve colaborar na preparação de todos para o pleno exercício da cidadania e, especialmente, formar os jovens para uma vida profissional que ...
Convenções internacionais e competitividade
O Brasil precisa atuar com mais critério na hora de analisar e ratificar convenções multilaterais, especialmente as negociadas no âmbito de entidades...
A Odisseia da Chape
Não tenho dúvidas de que o esporte funciona como uma metáfora da vida. As mazelas e dramas humanos estão presentes em todas as etapas da trajetória d...
Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions