A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

07/02/2015 09:30

Introvertidos e oprimidos

Por Ronaldo Mota (*)

O modelo educacional vigente e a sociedade atual moldamas instituições e os procedimentostendo como referência o comportamento presumidoe idealizado de cada um de nós. Há um mito educacional de que as crianças e os jovens são,ou deveriam ser, todosextrovertidos. Assim, partindo de tal pressuposto, findamos, muitas vezes,indevidamente entendendo como estranhosaqueles que se comportam diferentemente do previsto.

Veja Mais
Elementos da teoria da decisão
O diálogo inter-religioso

Entre osalunos, os líderessão, em geral, os mais falantes e que tomam as iniciativas e, por consequência, desfrutam da popularidade resultante. Resta aos introvertidos, quase sempre, lidar com suas supostas anomalias e constrangida timidez.Em suma, há uma tendência educacional e empresarial de reforçar como positivas, principalmente, as manifestações mais expansivas, em detrimento de atitudes aparentemente mais tímidas. Susan Cain discorre sobre o tema, sob o título "Poder dos Quietos", em um interessante TED disponível gratuitamente (http://m.youtube.com/watch?v=-nTp2e4bCMc/).

Algumas metodologias educacionaisenxergamneste padrão expansivo uma indicação de garantia de sucesso futuro, e assim, implicitamente, reforçam o desconforto dos naturalmente menos expansivos. As tradicionais salas de aula em fileiras, cada vez mais, dão lugar a círculos, ou assemelhados, onde afloram mais facilmente os talentosos desinibidos.

Tal distribuição espacial se reproduztambém no mundo dos escritórios,na forma de ambientes abertos de trabalho,sem paredes, pouco importando a não atendida predileção dos mais tímidos pelos, em extinção,cubículos privados.

Muitos educadores, incluindo o que escreve, têm apregoado a importância de atividades em equipe, seja na educação ou nos negócios. Corre-se o risco de passar afalsa visão de que criatividade, capacidade de iniciativa ou empreendedorismo decorram da extroversão. Ledo engano, não é assim que funciona. Não hácorrelação direta comprovada entre extroversão e criatividade, oumesmo associação clara comcompetência ou espírito empreendedor.

Os talentos podem estar, e estão, em todo o espectro, dos mais agitados aos mais quietinhos, ounos múltiplos intervalos entre as pontas.

Não se trata, obviamente, de reprimir os extrovertidos, mas sim de diminuir a excessiva opressãoaos que assim não se comportam. Sem o que, eles, os introvertidos, podem se transformar em cada vez mais tímidos, e depois em excluídos. E a sociedade, mesmo que inconscientemente, mais uma vez,desperdiçar talentos. Ou seja, a atmosfera de opressão trazprejuízos individuais e, sobretudo, coletivos.

As aparências enganam e cada um de nós,na sua singular complexidade, sabe disso a partir de si mesmo. Por exemplo, mesmo após umaextrovertida e brincalhona palestra, eu não consigo esconder um quê de antissocial, desconforto no grupo ou na multidão e, por vezes, dificuldades no trato pessoa a pessoa. Todos nós somos um pouco assim, uns mais e outros menos, e é bom que continuemos a sê-lo, com naturalidade e sem opressão.
Um 2015 repleto de inovação e educação a todos!

(*) Ronaldo Mota é reitor da Universidade Estácio de Sá e professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria

Elementos da teoria da decisão
A propósito do fim do ano de 2016 (terrível na política e na economia) e com o ano de 2017 (com esperanças de que as coisas melhorem), participei de ...
O diálogo inter-religioso
Desde a declaração Nostra Aetate, do Concílio Vaticano II, a Igreja busca manter o diálogo inter-religioso. Aí surge a pergunta: Por que o diálogo co...
Embarque comprometido
O Brasil está entre os cinco melhores mercados de aviação doméstica, mas há quase dois anos vem perdendo demanda por conta do cenário econômico. Só e...
Travessia sustentável
O Relatório Anual do FMI (Fundo Monetário Internacional), sobre a situação econômica de seus países-membros, saiu em novembro do ano passado e projet...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions