A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

03/03/2011 06:03

Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul?

Por José Florêncio de Melo Irmão (*)

O presente artigo abordará de modo sucinto, à questão relacionada à mudança do nome do Estado de Mato Grosso do Sul, proposta por alguns e reprovada por outros, tanto na esfera política como no cotidiano do cidadão residentes no Mato Grosso do Sul.

A pergunta que se faz é, por que o Mato Grosso do Sul é conhecido além das divisas com São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná, como “Mato Grosso”? O fato é amplamente questionável e pertinente quando se busca uma identidade própria para o nosso estado, posto que, é evidente o constrangimento pelo qual passamos em outros estados e sermos confundidos com os matogrossenses.

Passamos por esta situação, não rara, onde as pessoas de outros Estados da Federação nos chamam de “matogrossense” ou, simplesmente, de “Mato Grosso”, fato que nos provoca uma sensação de perca das nossas origens na condição de membros da população do MS, ficando a sensação de que só existe o Mato Grosso, e a sensação de que não temos uma identidade própria, um estado que nos identifique como seu habitante.

Para saber o motivo de tanta ligação do povo brasileiro com o Estado de Mato Grosso, buscamos conhecer um pouco da sua história e descobrimos que a origem do nome “MT”, deu-se numa época centenária, através dos irmãos Paes de Barros, que na condição de moradores dos Campos de Parecis, em 1719, ousaram enfrentar a grande floresta existente nas Cordilheiras dos Gerais, encontrando uma imensa mata virgem de arvoredos elevados e corpulentos, que dificultava as suas penetrações mato adentro, daí terem apelidado o local de “Mato Grosso”.

A instituição do nome Mato Grosso à região, foi assimilada paulatinamente, posto que, em 09/05/1748, o Governo Português criava a Capitania de Cuiabá, por Carta Régia, incorporando o nome de “Governo de Mato Grosso”.

A Rainha D. Mariana de Áustria, ao nomear Dom Aquino Rolin de Moura como Capitão General, por Carta Patente de 25/09/1748, expressou: “Hei por bem de o nomear como pela presente o nomeio no cargo de Governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso”; justificando que: “fui servida a criar uma Capitania Geral com o nome de Mato Grosso, por requerer maior vigilância por causa da sua vizinhança”, afirmando ainda, que: “Mato Grosso é chave e o propugnáculo do Sertão do Brasil”.

Em 1822, com a Independência do Brasil, passou a ser denominado de Província de Mato Grosso, e no advento da Proclamação da República, em 1899, estabilizou-se com a denominação de Estado de Mato Grosso.

Portanto, a história advinda há séculos, retrata o costume tradicional do povo brasileiro de mencionar a região como sendo o Mato Grosso, aliado ao fato de que o nome MS, na menção prática não se conseguiu desvincular as regiões sul e norte, esta predominante por ter mantido o seu nome de origem sem qualquer aspecto diferenciador, daí a grande discussão que mais do que política é emblemática, precisamos de uma identidade própria para ser-mos vistos como um estado autônomo desvinculado, há mais de três décadas, do velho MT.

Contagiar a população para essa realidade é tarefa necessária e desvinculada do conservadorismo existente em alguns, porém vinculado à eloqüência de outros, objetivando descobrir o caminho para o reconhecimento do nosso estado, seja ele, Estado do Pantanal, Estado de Campo Grande, Estado de Campos de Vacaria, enfim, não importa o nome de retificação, o que importa é o objetivo principal de tornar o nosso estado portador de uma identidade própria, desvinculada do MT.

Quiçá, essa mudança não seja necessária, caso os nossos co-irmãos aceitem o nome de “Mato Grosso do Norte”, criando uma nova história e nova identidade para os dois estados, onde seríamos reconhecidos nacionalmente como o verdadeiro MS e o norte como MN, afinal não se confunde Mato Grosso do Sul com Mato Grosso do Norte, assim como não se confunde o Rio Grande do Sul com o Rio Grande do Norte.

(*) José Florêncio de Melo Irmão é policial militar da reserva e advogado.

Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
Ao fim de cada ano, realizo uma pesquisa com funcionários de empresas de todo o Brasil para avaliar quais foram as coisas que mais impactaram na prod...
A aviação e suas regras
A aviação conseguiu, em menos de um século, aproximar os continentes, as empresas e, principalmente, as pessoas. Foi uma evolução tão rápida que não ...
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Nos últimos anos, a Assistência Social vem construindo uma nova trajetória, organizando-se sob novos padrões e afirmando-se como parte integrante do ...
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...



Sou matogrossense e não vejo tanta necessidade de mudar o nome do estado de Mato grosso do sul. É comum sim essa confusão com os dois estados, mas não acho que isso acarrete uma falta de identidade aos sul matogrossenses. Apesar de ser dois estados diferentes e independentes, compartilhamos de muitas coisas como o conhecido terere, o pantanal e muitas outras similaridades, sem falar que MS é tão bonito e rico quanto MT. Sou apaixonado pelo meu estado de MT e não acho que esses dois estados devem ser distanciados mais ainda, mesmo que pelo nome.
 
Rodolfo Tavares em 18/05/2013 19:59:24
Não sei porque mudar novamente o nome do estado,é só divulgar, e muito!ser Sulmatogrossense é muito bonito,churrasco,chamamé,tereré,e muita alegria para todos.só não se deve esquecer de falar que se é de Mato Grosso DO SUL sempre.
 
Teresa Moura em 07/11/2011 12:00:04
Não sei seria realmente o caso de mudar o nome do Estado. Mas um dos pontos característicos que marcam nosso Estado, sem dúvida, é o Pantanal. Porém, assim como a floresta amazônica não é uma exclusividade do Amazonas, o Pantanal também não é uma exclusividade nossa, em que pese o fato de que a maior parte do Pantanal esteja situada em nosso Estado, segundo os entendidos no assunto. Uma outra opção de mudança de nome poderia ser então Estado do Pantanal Sul - PS.
 
Heleno de Oliveira Brito em 09/03/2011 10:48:01
IDENTIDADE é a palavra chave, precisamos sim ter nossa IDENTIDADE e esse assunto é SIM muito importante!!! Há coisas mais importantes, claro que sim, mas a nossa IDENTIDADE também é, nossa história, é nossa CULTURA. O Brasil só está crescendo porque está finalmente está criando sua IDENTIDADE e reconhecimento mundo a fora. Portanto para o nosso Estado crescer ele precisa SIM de sua IDENTIDADE!!!
Meu voto é Estado de Campo Grande.
 
Renata Rachid em 09/03/2011 05:30:45
O José Florêncio de Melo Irmão, tem uma opinião muito bem formada desse transtorno, que é estarmos sempre tendo que corrigir o nome do estado de MS, as pessoas se confundem muito, e acabam entendendo que estamos nós referindo a MT, seria muito importante sim, pensar na idéia de mudar o nome do estado para haver um melhor diferencial quando se refere a MATO GROSSO DO SUL.
 
Francisdalva Santos em 05/03/2011 12:46:01
Não vejo nada de errado com o nome. Vejo sim uma parcela da população Brasileira equívocada e mal informada, por não terem "percebidoo" que o estado de Mato Grosso foi dividido. E que a nossa parte leva o nome de MATO GROSSO DO SUL e diga-se de passagem um belo nome.
 
Rui Spínola Barbosa em 05/03/2011 02:22:19
O que falta e nos exercitamos o nome, e dizer sou do Estado de Mato Grosso do Sul, sem medo.
Sou contra mudanças de nome, há tanta outras coisas que que devem ser resolvidas com urgência.Devemos continuar conservando e valorizando as "raízes" deste lindo Estado que é "Estado de Mato Grosso do Sul."
 
Alaide Maria de Melo Lopes em 04/03/2011 08:15:03
Sou a favor da mudança de nome, para Estado do Pantanal, Estado de Campo Grande ou Estado de Maracaju, mas se for Estado do Pantanal será melhor ainda, tenho orgulho das minhas origens, gosto de Mato Grosso do Sul, mas esta causando muito transtorno, então que venha um plebicito!
 
leticia mello em 03/03/2011 10:56:23
bom, tambem acho que deveriamos ter uma identidade única e não sermos confundidos com os matogrossenses. Ainda acredito na proposta de que Estado do Pantanal seria a melhor opção pois todos os sul-matogrossenses têm orgulho da nossa maior riqueza aqui do estado.
 
Roberto dos Santos em 03/03/2011 10:50:24
Penso que nossos representantes não se preocuparam muito com isso na época da divisão. A divisão em sí, era mais importante! Porque será que na divisão do estado de Goiás não se criou o Estado de Goiás do Norte? Será que apenas aprenderam com os erros dos outros ou foram mais espertos e tiveram visão de futuro? Tocantíns é inconfundível... Palmas para eles. - Quanto ao Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, não se confundem porque geograficamente existe uma distância de mais de 4 mil quilômetro entre eles e algumas centenas de anos que nos permititu acostumar com seus respectivos nomes.
 
Sebastião Rosa em 03/03/2011 10:30:00
Estado do Rio de Janeiro. Capital: Rio de Janeiro
Estado de São Paulo. Capital: São Paulo
Estado de Campo Grande. Capital: Campo Grande.

e ponto final no assunto.
 
Ademir Rodrigues em 03/03/2011 09:28:05
Sou a favor a mudança do nome.
Já virou rotina a confusão entre MT e MS. A ilustração perfeita foi o equívoco da rede globo em uma de suas novelas em janeiro.
O próprio Pedrossian, um dos idealizadores do atual nome do estado, disse concordar com essa alteração em recente entrevista.
Deveria se fazer uma consulta popular para saber se todos de fato são favoraveis a essa situação e dar assim um fim a este debate.
 
Maria Luísa da Costa Marques em 03/03/2011 09:16:03
De novo essa conversa? Há mais de trinta anos o nome de Estado de Mato Grosso do Sul surgiu. Não lembro se na época houve discussão em relação a esse nome, sobre as suas consequências negativas comerciais ou pessoais. Simplesmente, decretou-se e pronto.
Após todos esses anos não vejo o por quê dessa mudança, temos que melhorar nosso marketing, mostrar o que temos. Quando o governador zeca pagou milhões de reais para uma escola de samba falar sobre os Incas que passaram por aqui, os cupinxas acharam maravilhoso. E agora volta ao mesmo assinto? Vamos trabalhar.
A industrialização do Estado é um passo importante para marcar nossa identidade.
Mudar nome é retrocesso.
 
Cristian Lefevre em 03/03/2011 08:51:16
É faz sentido a opinião do Sr. José Florêncio.
Na verdade o que percebo é que o povo têm preguiça de falar. Quando vai falar em nosso Estado é MAIS rápido falar MATO GROSSO do que MATO GROSSO SO SUL..... ai a gente vai e corrigi e, assim vai indo....
 
maria oliveira em 03/03/2011 07:54:56
Os divisionistas estão parecendo "guri birrento". Não sabem o que querem. Primeiro, manifestaram para a divisão do estado "uno", conseguiram. Tiveram a liberdade de escolher o próprio nome, foi escolhido (Mato Grosso do Sul). Tentam também ir contra a lei da lógica, ou seja, mudar o horário do estado, e assim por diante.
Agora, estão descontentes com o próprio nome que escolheram. Daí fica difícil mudar, uma vez que como fica a juventude que nasceram e acostumaram com "Mato Grosso do Sul", herdados pelo nossos pais e nossos avós.
Conclusão, eles não sabem que criaram uma própria identidade do sul-mato-grossense: O DE NÃO SABER O QUE QUEREM.

Edvald Miranda Silva
Pantaneiro da nhecolândia e sul-mato-grossense.


 
edvald miranda silva em 03/03/2011 07:50:08
Eu tenho uma proposta para o nome de nosso Estado, se vier a se concretizar a mudança: Estado de Maracaju, pois homenageia o único acidente geográfico genuninamente nosso, a Serra de Maracaju. Isso, sem contar que o nosso estado já foi assim denominado.
 
Renato Antônio Barbosa em 03/03/2011 07:35:29
Pois bem, tem que mudar urgente o nome do nosso Estado, porque Mato Grosso do Sul não dá mesmo pelas várias razões já apresentadas. Nada melhor do que adotar um dos nomes bem característicos da nossa região, quais sejam: Nomes de rios: Vacarias, Dourados, Taquari, Miranda, Rio Brilhante, Rio Verde, Rio Pardo, Aquidauana, Coxim; Nomes de tribos indígenas: Terenas, Guaicurus, Cadweus, etc.; Nome de serra: Maracaju.
 
Delavi Cicon em 03/03/2011 05:49:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions