A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

11/07/2013 06:00

O gigante acordou ou está sonâmbulo?

Por Paulo Moreira (*)

As manifestações do povo tomaram conta de muitas cidades do país nestes últimos dias. A maioria dos manifestantes era composta por jovens estudantes que nunca haviam participado das grandes manifestações já feitas neste país. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

Veja Mais
Chacina e colapso nas prisões brasileiras
Em busca da competitividade sustentável para o agronegócio

O movimento do povo ocupou ruas, avenidas e praças conclamadas por força da internet através de redes sociais usadas principalmente pelos jovens que antes se ocupavam a boa parte do seu tempo conectada na rede. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

As palavras de ordens que repercutiam dos manifestantes foram inúmeras, sendo que as mais contundentes eram contra a corrupção e a impunidade, por mais saúde e educação de qualidade e principalmente pela redução da tarifa do transporte público. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

As reivindicações, os gritos que ecoavam da multidão contra o sistema político, contra a corrupção e a impunidade e outras tantas reivindicadas são legítimas e há uma necessidade urgente de serem sanadas. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

A classe política e o povo precisam repensar e agir diante de tantas necessidades e carências pela falta de justiça social instalada por muitos séculos nos pais. A ausência do Estado em meio à comunidade deve ser combatida pelo governo com ações concretas de investimentos na educação, trabalho, moradia e segurança. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

O caminho para a solução de todos os problemas elencados pelo povo está na mudança de comportamento e partir para ações concretas de valorização das pessoas com atitudes de compaixão e respeito, cuidando e olhando uns pelos outros na construção de uma sociedade fraterna. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

As mudanças que tanto são cobradas da classe política devem começar em cada um, visto que o político e suas atitudes nada mais é o reflexo da sociedade das quais representa. Se quiserem extirpar a corrupção todos devem deixar de sonegar os impostos com o “jeitinho brasileiro”, passem a exigir sempre a nota fiscal, não furem filas, não desrespeitem as leis de trânsito, passem a jogar o lixo na lixeira, não troquem votos pelo vale combustível, não cometam a desonestidade. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

A partir dessas atitudes básicas e pequenas, porém alicerçadas e arraigadas no respeito para com o próximo, consciente dos direitos e deveres, vivendo com ética, moralidade e honestidade, o povo estará apto a produzir representantes políticos que efetivamente corresponderão aos anseios de toda sociedade e como conseqüência estarão usufruindo da educação e saúde de qualidade, transporte com tarifa justa, segurança, moradia e principalmente do respeito e honestidade com o dinheiro público, e agindo assim terão realmente um gigante acordado.

Mas se o povo continuar com a mesma atitude de desonestidade; os gritos, a vozes das manifestações será de um gigante sonâmbulo inconsciente de suas atitudes nas manifestações apenas fazendo barulho. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

(*) Paulo Moreira é formado em Direito e Contabilista.

Chacina e colapso nas prisões brasileiras
Nestes poucos dias do Ano da graça de 2017, o Brasil e o Mundo viram estarrecidos o massacre brutal de cerca de pelo menos 134 detentos, dentro das p...
Em busca da competitividade sustentável para o agronegócio
O papel da sanidade animal e vegetal Há décadas as questões sanitárias de plantas e animais integram a lista das preocupações do agronegócio brasilei...
Elementos da teoria da decisão
A propósito do fim do ano de 2016 (terrível na política e na economia) e com o ano de 2017 (com esperanças de que as coisas melhorem), participei de ...
O diálogo inter-religioso
Desde a declaração Nostra Aetate, do Concílio Vaticano II, a Igreja busca manter o diálogo inter-religioso. Aí surge a pergunta: Por que o diálogo co...



EU NÃO SEI, MAS SEI QUE EM UM PAIS QUE NADA FUNCIONA TER UM SISTEMA DE VOTAÇÃO PADRÃO FIFA, NÃO FAZ DIFERENÇA SE O GIGANTE ESTÁ ACORDADO DORMINDO OU SONAMBULO COM TANTO QUE O GIGANTE TRABALHE PARA CUSTEAR A MAQUINA PÚBLICA.
 
wilson gomides dos santos em 11/07/2013 11:03:37
E como que faz para julgar, condenar e prender os corruptos que estão no poder a anos, matando, destroçando, prejudicando, judiando, humilhando, torturando, rindo da nossa cara e transformando tudo em brincadeira? O quão valioso foram as vidas perdidas por causa dessa cambada que enrolou todos esses anos cuidando de seus próprios interesses (sendo pagas muito bem por nós) para legislar, fiscalizar, prender e garantir que todas as entidades públicas funcionassem corretamente nos trazendo serviços de qualidade superior a qualquer país de primeiro mundo.
Como que faz?
 
Carlos Bitencourt em 11/07/2013 08:27:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions