ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artigos

O gigante acordou ou está sonâmbulo?

Por Paulo Moreira (*) | 11/07/2013 06:00

As manifestações do povo tomaram conta de muitas cidades do país nestes últimos dias. A maioria dos manifestantes era composta por jovens estudantes que nunca haviam participado das grandes manifestações já feitas neste país. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

O movimento do povo ocupou ruas, avenidas e praças conclamadas por força da internet através de redes sociais usadas principalmente pelos jovens que antes se ocupavam a boa parte do seu tempo conectada na rede. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

As palavras de ordens que repercutiam dos manifestantes foram inúmeras, sendo que as mais contundentes eram contra a corrupção e a impunidade, por mais saúde e educação de qualidade e principalmente pela redução da tarifa do transporte público. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

As reivindicações, os gritos que ecoavam da multidão contra o sistema político, contra a corrupção e a impunidade e outras tantas reivindicadas são legítimas e há uma necessidade urgente de serem sanadas. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

A classe política e o povo precisam repensar e agir diante de tantas necessidades e carências pela falta de justiça social instalada por muitos séculos nos pais. A ausência do Estado em meio à comunidade deve ser combatida pelo governo com ações concretas de investimentos na educação, trabalho, moradia e segurança. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

O caminho para a solução de todos os problemas elencados pelo povo está na mudança de comportamento e partir para ações concretas de valorização das pessoas com atitudes de compaixão e respeito, cuidando e olhando uns pelos outros na construção de uma sociedade fraterna. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

As mudanças que tanto são cobradas da classe política devem começar em cada um, visto que o político e suas atitudes nada mais é o reflexo da sociedade das quais representa. Se quiserem extirpar a corrupção todos devem deixar de sonegar os impostos com o “jeitinho brasileiro”, passem a exigir sempre a nota fiscal, não furem filas, não desrespeitem as leis de trânsito, passem a jogar o lixo na lixeira, não troquem votos pelo vale combustível, não cometam a desonestidade. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

A partir dessas atitudes básicas e pequenas, porém alicerçadas e arraigadas no respeito para com o próximo, consciente dos direitos e deveres, vivendo com ética, moralidade e honestidade, o povo estará apto a produzir representantes políticos que efetivamente corresponderão aos anseios de toda sociedade e como conseqüência estarão usufruindo da educação e saúde de qualidade, transporte com tarifa justa, segurança, moradia e principalmente do respeito e honestidade com o dinheiro público, e agindo assim terão realmente um gigante acordado.

Mas se o povo continuar com a mesma atitude de desonestidade; os gritos, a vozes das manifestações será de um gigante sonâmbulo inconsciente de suas atitudes nas manifestações apenas fazendo barulho. O gigante acordou ou está sonâmbulo?

(*) Paulo Moreira é formado em Direito e Contabilista.

Nos siga no Google Notícias