A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

24/06/2015 14:55

O paradoxo da aposentadoria: dá pra confiar o futuro ao governo?

Por Lélio Braga Calhau (*)

A mudança nas regras da aposentadoria tem causado grande preocupação na população. Não seria para menos. O assunto mexe com a gente, e muito. As pessoas contribuem por anos e esperam, numa fase posterior, onde a força física e a saúde já não são as mesmas de outrora, ter a segurança e a tranquilidade de receber mensalmente um valor suficiente para a vida, na aposentadoria.

Infelizmente, a verdade é que não há mais segurança e tranquilidade quando tratamos da aposentadoria. Mais que reclamar, temos que aceitar a nova realidade desse fato e reagir. Mais do que nunca, construir paulatinamente uma reserva financeira é essencial por parte de cada um de nós.

Essa reserva pode começar a ser construída com valores pequenos. Pouco a pouco, vá aumentando esses valores e, com bons investimentos (ex.: Tesouro Direto) você se beneficiará da ação avassaladora dos juros compostos.

Com mudança de comportamento e a adoção de hábitos financeiros positivos, como por exemplo: reduzir despesas, fazer bicos, vender coisas inúteis, estudar educação financeira gratuitamente na internet, etc., você pode mudar o seu futuro. Não confie apenas na aposentadoria oferecida pelo governo. Crie alternativas que irão fazer a diferença na sua vida, complementando e atendendo suas efetivas necessidades.

Por fim, chega a ser um paradoxo. O mesmo governo federal, que reduz a ação da aposentadoria pública, paga juros de seis por cento ao ano, mais a inflação (IPCA), para investimentos no Tesouro Direto. Isso pode lhe proporcionar a construção, no longo prazo, de uma reserva tão importante quanto a aposentadoria. Não deixe seu futuro na mão do governo. Dá trabalho, mas dá resultado.

O seu futuro agradece!

(*) Lélio Braga Calhau é promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UFG-RJ e Coordenador do site e do Podcast "Educação Financeira para Todos".

Sobre o mercado e o governo
O homem primitivo acordava de manhã, saía para coletar frutas, abater animais e pescar peixes, e assim ele se alimentava. Ao fim do dia, cobria-se co...
Logística reversa: pensamento sustentável pelas gerações futuras
Incertezas são o que mais temos, porém ideias norteadoras e essenciais para a construção de um futuro mais sustentável já existem. Não podemos ignora...
Quando, também na escola, se dialoga sobre as religiões
Temos percebido uma crescente preocupação acerca do papel social da escola e da educação que acontece neste espaçotempo. Numa perspectiva de sociedad...
19 anos de Código de Trânsito Brasileiro
No dia 22/01/17, o atual Código de Trânsito Brasileiro completa 19 anos de vigência. Após 31 Leis que o alteraram, com o complemento de 655 Resoluçõe...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions