A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

08/08/2015 08:31

Os passos necessários a todo empreendedor

Por Fernando Francisco (*)

Muitos me perguntam: Qual o melhor negócio do mundo? A resposta poderia ser simples: possui grande demanda e baixa oferta. Há incontáveis produtos e serviços com essas características. Mas, perceba: isso não torna um produto ou serviço algo único, inigualável, vencedor ou que se venda por si só.

Veja Mais
A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo
Educação e o futuro da alimentação

Há diversos caminhos para o sucesso. A tecnologia, por exemplo, cria uma nova avenida de oportunidades que está ao alcance de todos. Isso pode ser usado a seu favor e, ao mesmo tempo, pode significar uma ameaça. Uma pessoa, mesmo estando do outro lado do mundo, pode ser concorrente e impactar seus lucros aqui.

Ter o melhor negócio do mundo depende do quanto você está disposto a ser diferente. Não estranhe a frase: ela está correta. Para se destacar e oferecer algo que o público almeja, você tem que ser criativo, imaginativo, mostrar suas vantagens sem recorrer a velhos jargões, como “Nossa diferença é a qualidade de nossos produtos”. Para quem ainda insiste em usá-los, trago uma triste notícia: Qualidade não é diferencial, é obrigação determinado por lei.

Se você quer manter ou conquistar um cliente, terá que oferecer o que há de melhor e ponto. O que quero dizer é que não existe um “melhor negócio do mundo”. Existem várias oportunidades para bons negócios. Se resultarão em sucesso ou serão uma perda de tempo, dependerá da forma for planejado. O que se tem de fazer é descobrir como deixar de lado o trivial, as características encontradas em outros e partir para a inovação ou mesmo para o que é mais lógico.

Em uma de suas reportagens, o programa Mais Sucesso (TV Novo Tempo), mostrou várias entrevistas realizadas em uma mesma praça onde alkguns ambulantes vendiam lanches e sucos. Embora houvesse quatro ou cinco vendedores comercializando lanches do mesmo tipo, um deles concentrava a maior parte dos clientes. À reportagem, ele revelou seu segredo: enquanto os demais usavam roupas comuns, ele trajava um uniforme que, por sinal, era branco. Outro diferencial: usava um ajudante para receber os pagamentos enquanto que manipulava os alimentos utilizando luvas.

Assim, fidelizou clientes. Não era um negocio diferente, sem concorrentes, inédito e ou nunca antes imaginado.

O melhor negócio do mundo é aquele que primeiramente você ama; em segundo lugar, que lhe dá o retorno que você necessita e, em terceiro lugar, que depende das suas atitudes. É isso que traz o sucesso, seja com a venda de sucos ou com a construção de carros.

(*) Fernando Francisco é produtor e apresentador do programa Mais Sucesso, veiculado pela TV Novo Tempo. É consultor e palestrante há mais de 20 anos nas áreas de comunicação e TI.

A modernização das leis do trabalho: oportunidade, não oportunismo
Crises econômicas em qualquer país do mundo ensejam debates sobre reformas. São nos cenários de recessão prolongada que as nações se defrontam com se...
Educação e o futuro da alimentação
Educação deve colaborar na preparação de todos para o pleno exercício da cidadania e, especialmente, formar os jovens para uma vida profissional que ...
Convenções internacionais e competitividade
O Brasil precisa atuar com mais critério na hora de analisar e ratificar convenções multilaterais, especialmente as negociadas no âmbito de entidades...
A Odisseia da Chape
Não tenho dúvidas de que o esporte funciona como uma metáfora da vida. As mazelas e dramas humanos estão presentes em todas as etapas da trajetória d...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions