A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

11/11/2016 15:13

Pão líquido, sabe o que é? Cerveja!

Por José Luiz Tejon Megido (*)

Dia 10 de novembro é o Dia Mundial do Trigo, origem do pão. Dia também de Trump marcando uma nova era nas relações mundiais, em que o agronegócio brasileiro pode sim crescer e ser valorizado como alternativa vital e fundamental para a segurança alimentar do planeta, no radicalismo competitivo que Trump efetivará com o USA all over the world.

Veja Mais
Educação e o futuro da alimentação
Convenções internacionais e competitividade

Em relação ao trigo, continuamos importadores, dependentes do trigo importado, inclusive do americano. Os produtores brasileiros têm uma boa safra neste ano, mas os preços estão em queda.

E não nos acertamos até agora na coordenação dessa cadeia produtiva que está presente no pão nosso de cada dia. E pergunto: “Você sabia que ao comer uma pizza está comendo parte de produto importado? Ou no café da manhã, naquele pãozinho na chapa?”.

Dependemos de cerca da metade do que o Brasil precisa hoje de trigo a cada ano. A autossuficiência em trigo não passa de piada de papeis bem-intencionados.

Está na hora da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) com a CNA (Confederação da Agropecuária Nacional), Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e dos ministros tomarem juízo e um rumo nesse cereal que tem 10 mil anos e que agora está servindo até para a indústria da ração animal no Brasil, pois os preços estão muito baixos e o milho caro.

Logo o santo trigo do nosso pão e massas vai alimentar também aves e suínos, mas com certeza, fato revelador de ausência de uma política agro industrial desse nobre e tão humano cereal.

Falta trigo e não tem preço justo de trigo em um dos maiores agronegócios do mundo. Feliz Dia Mundial do Trigo.

(*) José Luiz Tejon Megido é conselheiro fiscal do CCAS (Conselho Científico Agro Sustentável), dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, comentarista da Rádio Jovem Pan.

Educação e o futuro da alimentação
Educação deve colaborar na preparação de todos para o pleno exercício da cidadania e, especialmente, formar os jovens para uma vida profissional que ...
Convenções internacionais e competitividade
O Brasil precisa atuar com mais critério na hora de analisar e ratificar convenções multilaterais, especialmente as negociadas no âmbito de entidades...
A Odisseia da Chape
Não tenho dúvidas de que o esporte funciona como uma metáfora da vida. As mazelas e dramas humanos estão presentes em todas as etapas da trajetória d...
Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions