A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

27/03/2014 13:51

Páscoa e Copa do Mundo: os efeitos da sazonalidade no ponto de venda

Por Marcelo Murin (*)

Estamos a pouco menos de um mês da páscoa, e ao visitar o varejo podemos identificar as lojas totalmente abastecidas e decoradas para a data em questão. Isso é uma prática muito comum e cada vez mais o varejo tem se antecipado na preparação e venda de produtos sazonais ou em datas comemorativas.

Veja Mais
A Odisseia da Chape
Comunicação da qualidade dos alimentos

Algumas indústrias fazem uma parcela muito representativa de seu resultado anual durante esses períodos, como por exemplo, chocolates na páscoa, protetor solar no verão, brinquedos no dia das crianças, papelaria na volta às aulas, e assim por diante.

Devido a esta grande importância de vendas, estas indústrias planejam estes períodos com muita antecedência em conjunto com o varejo, e nesse planejamento são consideradas algumas variáveis de ativação dos pontos de vendas, tais como, visibilidade dos produtos, materiais de pontos de venda, precificação correta, abastecimento e reposição de estoques, demonstradoras fazendo abordagens, assim como outros.

Um dos grandes desafios após a fase de planejamento é o momento da implementação. Sim, pois é no PDV que o jogo é ganho. Para que todas as variáveis sejam aproveitadas de forma mais eficientes, as partes envolvidas precisam estar engajadas, comprometidas e bem treinadas para que a execução ocorra sem falhas.

Além das categorias e produtos óbvios que são explorados durante períodos sazonais e datas comemorativas, gostaria de reforçar que também existe uma série de outras categorias e produtos que orbitam a estes e podem muito bem ser explorados em sua potencialidade conjuntamente com os demais. Como exemplo, podemos citar acessórios para produção caseira de ovos de páscoa.

Claro que como é o assunto do momento, não poderia deixar de falar da Copa do Mundo ao discutir sobre sazonalidade. O tempo de planejamento já se foi, mas ainda é possível preparar algumas coisas de última hora. A única preocupação é ainda ter acesso a fornecedores e colaboradores para execução de ações durante o período da Copa do Mundo, pois muitas empresas já se preparam com bastante antecedência.Todos querem pegar carona neste grande evento, e para potencializar seus resultados será necessário ser diferente, ousar, ser criativo, fugir do lugar comum. Como fazer isso é o grande X da questão!

Obviamente que depende muito do tipo de varejo que estamos falando, da categoria em questão e dos apelos que ela traz ao shopper e ao consumidor. No entanto, minha sugestão é procurar criar algo que possa envolver toda a família, onde tenha um grande impacto junto as crianças e adolescentes que são grandes influenciadores no processo de decisão de compra e que durante uma Copa do Mundo participam ativamente das manifestações de torcida.

Por fim, e cada vez mais, em qualquer ativação de sazonalidade, seja ela de maior ou menor impacto, procure sempre fugir do lugar comum e trazer inovação. É assim que você irá se diferenciar de sua concorrência e seduzir o shopper no PDV no momento da decisão de compra.

(*) Marcelo Murin é administrador de empresas com especialização em marketing e sócio-diretor da SOLLO Direto ao Ponto

A Odisseia da Chape
Não tenho dúvidas de que o esporte funciona como uma metáfora da vida. As mazelas e dramas humanos estão presentes em todas as etapas da trajetória d...
Comunicação da qualidade dos alimentos
É importante que as notícias do agro cheguem de maneira correta aos moradores dos grandes centros urbanos. A maioria destes consumidores de alimentos...
Ponte com o futuro
O agronegócio brasileiro é carta importante no jogo geopolítico mundial. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agri...
Tendências e atitudes
Professores e economistas como Simão Davi Silber, Ricardo Amorim, Zeina Latif, entre outros sinalizam melhoras na economia para os próximos anos. Enq...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions