A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

23/08/2014 16:00

Perda de informações: dor de cabeça para qualquer negócio

Por Leonardo Nascimento (*)

Atualmente, as empresas encontram um grande problema quando o assunto é perda de informações, que podem ocorrer de diversas maneiras, desde um “crash” do disco de um notebook até o furto do equipamento. Segundo estudo realizado pelo instituto Panemon, a média de valor das informações contidas nos notebooks perdidos ou furtado em todo o mundo custa em torno de USD 49.246, valor que supera em muitas vezes o preço de um notebook.

Veja Mais
Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
A aviação e suas regras

Em pesquisa realizada pela Symantec Corporation, 54 % dos usuários afirmam que levam dados confidenciais sem permissão para casa por meio de seu notebook, já que o equipamento é que armazena todos os tipos de dados possíveis, desde informações pessoais até dados extremamente confidenciais, mostrando que as empresas, estão nas mãos dos funcionários, com todos os dados, geralmente, saindo sem nenhum tipo de proteção ou backup.

Hoje, as corporações utilizam software de backup voltado para os servidores de arquivos, mas os usuários, pensando em facilitar o seu trabalho, acabam copiando informações que estão nos servidores de arquivos e armazenando nos discos locais de suas máquinas, além de copiar as informações para dispositivos móveis, como pendrive, cartão de memórias, entre outros.

As perguntas que devemos fazer nesse cenário são:

• Quão importante é um contrato de um dos maiores clientes do seu negócio?

• Qual a importância de uma lista de ações primárias a serem tomadas pela sua empresa?

• Qual a importância da estratégia criada pela corporação?

Se formos responder pergunta por pergunta, vamos nos deparar somente com a afirmação de que a propriedade mais valiosa das empresas hoje são os dados que estão circulando na corporação, dados esses importantes e que precisam de algum tipo de segurança.

Existem diversos softwares que podem nos ajudar com a gestão desses dados que são transportados a todo o momento por nossos usuários, tais como soluções de criptografia e recuperação de desastre.
Mas por que criptografia?

Primeiro, vamos entender o conceito de criptografia, que é transformar as informações legíveis dos arquivos em informações ilegíveis para quem não tem permissão de acesso às mesmas. Dessa forma, somente o destinatário que tem permissão irá visualizar o conteúdo dos arquivos.

Sendo assim, quando temos um software de criptografia, os dados serão armazenados em dispositivos móveis de forma segura, além de que quando temos o disco local criptografado, ninguém tem acesso à informação se não tiver a chave de segurança para iniciar o sistema operacional do notebook.

Por isso, a importância de se ter a criptografia ativada nos notebooks fornecidos pela empresa ou os notebooks que os funcionários levam para a empresa para trabalhar - conceito este de BYOD (Bring Your Own Device).
E por que se utilizar a recuperação de desastre?

Como mencionado no início deste artigo, a perda de um notebook ou dispositivo pode acontecer desde um “crash” em seu disco até o roubo do equipamento. Quando falamos em recuperação de desastre, voltamos nossos olhares para os dois cenários, pois em ambos teremos a perda das informações.

A importância de se ter uma solução para a recuperação de desastre é a de minimizar os impactos para o negócio em casos como os especificados acima, além de evitar a perda de rendimento e agilizar a volta da carga de trabalho para o colaborador em questão.

(*) Leonardo Nascimento é especialista de Produtos da Brasoftware, provedora de soluções de tecnologia e uma das principais revendas de software da América Latina.

Cinco ações que devem ser evitadas em 2017
Ao fim de cada ano, realizo uma pesquisa com funcionários de empresas de todo o Brasil para avaliar quais foram as coisas que mais impactaram na prod...
A aviação e suas regras
A aviação conseguiu, em menos de um século, aproximar os continentes, as empresas e, principalmente, as pessoas. Foi uma evolução tão rápida que não ...
Lei Orgânica da Assistência Social – 23 anos
Nos últimos anos, a Assistência Social vem construindo uma nova trajetória, organizando-se sob novos padrões e afirmando-se como parte integrante do ...
Morre no trânsito o equivalente a 2 aviões da Lamia lotados por dia
Por dia, no Brasil, morrem em acidentes de trânsito o equivalente a ocupantes de dois aviões da Lamia, que transportava o time inteiro da Chapecoense...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions