ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artigos

Por um desenvolvimento realmente sustentável

Por Fábio Trad (*) | 26/02/2013 14:50

É hora de superarmos esta dicotomia simplificadora entre o ambientalismo radical e o desenvolvimentismo brasileiro. É lamentável que a discussão sobre as muitas e urgentes questões ambientais no Brasil desague quase sempre da simplificação dicotômica que contrapõe ambientalistas e desenvolvimentistas, como se este confronto desse conta de toda a problemática que envolve nosso patrimônio natural.

Este reducionismo na academia, nas instâncias politicas e entre outros atores decisivos, como empresários e ambientalistas, confina os aspectos mais amplos e urgentes da questão em benefício de uma agenda secundária. Os muitos incidentes envolvendo agressões a pessoas, danos a patrimônios financeiros e acervos científicos, praticados em nome de um preservacionismo radical, assim como os crimes contra a vida de lideranças de comunidades extrativistas, perpetrados pelo barbarismo predatório, comprometem a agenda ambiental brasileira.

O parlamento não pode seguir como caixa de ressonância de dicotomias desgastantes e inócuas, como o embate entre o ambientalismo ideológico e o desenvolvimentismo a qualquer preço, ou melhor, ao preço da degradação ambiental. Se estas duas posições se anulam em antagonismo radical, a elas se sobrepõe a generosa vertente do desenvolvimento sustentável que, assentado em paradigmas éticos e em suportes científicos, dá respostas crescentemente compensadoras, seja em termos de retorno financeiro, seja sob a forma especialíssima de compensação moral, transcendente até, quando o homem se põe como que um coadjuvante da criação pelo simples fato de não impedir que a natureza siga seus ciclos.

Expresso reverente orgulho ao assinalar que o Pantanal, um dos mais ricos e delicados biomas do planeta, e que o meu Mato Grosso do Sul divide com Mato Grosso, constitui evidencia ímpar de desenvolvimento sustentável. Ocupada pela pecuária extensiva, implantada por descendentes de bandeirantes retornados com o fim do ciclo do ouro em Cuiabá, a vasta planície pantaneira respondeu secularmente com prodigiosa abundancia a esta atividade que atendeu a sua vocação natural.

Certamente, o Brasil tem muito a aprender sobre desenvolvimento sustentável com a gente pantaneira, expressão que tomo por empréstimo ao mais brilhante cronista da ocupação do Pantanal, o querido professor Abílio Leite de Barros, que acunhou como título de seu livro definitivo sobre esta saga extraordinária.

Um enorme passivo ambiental, acumulado ao longo de séculos de atividades predatórias e agravado nas últimas décadas pela expansão desenfreada da economia, resulta em grande parte do déficit político e ético que estimula a exploração predatória a bordo de um individualismo obsceno. Portanto, se os predadores ambientais de hoje merecem punição rigorosa, o passivo ambiental do futuro só será evitado se pago agora, por antecipação, com investimentos maciços em educação e em políticas ambientais permanentes.

(*) Fabio Trad é deputado federal pelo PMDB de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias