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Redes sociais versus vida corporativa

Por Rosineia Oliveira dos Santos (*) | 11/03/2014 14:11

Muitas vezes participar de redes sociais é um hábito incorporado à nossa vida moderna. A professora Lynn R. Offerman, do curso de Psicologia organizacional da universidade deWashington, informa que a vontade de ter conversas abertas no trabalho e de contar historias pessoais como meio de estreitar os relacionamentos faz parte do comportamento atual de nossa sociedade conectada.De acordo com a professora, as redes sociais reforçam e ampliam essa tendência, porém a exposição mal calculada dessas opiniões pode prejudicar a imagem do profissional, ou seja, podem “criar desconfianças e atrapalhar o desempenho na empresa”.

Com essas tecnologias ao alcance das mãos, como resistir a esse mundo digital e de que forma não se expor para que não haja danos a sua integridade profissional?

Algumas dicas ajudam para que a convivência entre funcionários e empresaseja mais harmoniosa no ambiente corporativo:

1 - Evite emitir ou compartilhar opiniões polêmicas, principalmente as que envolvem posições radicais sobre política, futebol, religião, sexo e assuntos controversos em geral;

2 –Pense muito antes de escrever seu post (texto). Uma vez publicado, dificilmente você conseguirá apagá-lo ou impedir que seja replicado; escreva assuntos que possam ser relevantes profissionalmente, construa uma estratégia que valorize sua imagem pessoal;

3 – Fotos e imagens constrangedoras que envolvam roupas inadequadas, bebidas, sexo e drogas não devem ser publicadas. Fora de contexto, elas podem dar impressão de irresponsabilidade;

4 – Não fale mal publicamente de colegas, do chefe e da empresa. Nem por meio de indiretas. Além de correr o risco de chegar ao ouvido deles, ninguém vai querer contratar alguém que vive reclamando;

E a quinta e última dica é: evite aceitar pedidos de desconhecidos para fazer parte de sua rede social. E se for o chefe? A melhor saída talvez seja aceitar o convite. Mas tenha atenção redobrada sobre o conteúdo postado.
Em tempo: releia essas informações de quando em quando.

(*) Rosineia Oliveira dos Santos, professora e especialista em Psicologia Organizacional
e-mail: olisanta@gmail.com

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