ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Reflexões sobre qualidade de vida

Por Bruno Peron Loureiro* | 11/12/2011 10:28

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, da sigla eminglês) previu que seríamos 7 bilhões até outubro de 2011. A preocupação emtorno do aumento populacional tem sido constante em meus escritos. Como seassegurará a "qualidade de vida" a tantas pessoas se a maioria padece dadistorção de algum de seus vértices?

A resposta orienta-se pelo conceito de "qualidade de vida",que é mutante, subjetivo e distinto de quantidade. Fontes infindáveis de informaçãoatribuem sentidos a este termo, cuja importância se evidencia na canícula dassociedades modernas.

Este destaque deve-se a que se confunde o sentido do conceitocom os avanços técnicos, que trazem muitas vezes novos desafios e denigrem a"qualidade de vida". O automóvel passa de ser facilitador dos transportes paratornar-se agente de contaminação atmosférica, problemas respiratórios eestresse.

Os conceitos de "qualidade de vida" costumam abrangeraspectos biológicos (bem-estar, condicionamento físico, propensão a doenças),culturais (hábitos de infância, convívios sociais, vicissitudes, meios deformação e informação), e econômicos (renda, capacidade de consumo).

É leviano remeter ao tema sem considerar ao menos estas trêsfacetas do que atribui qualidade à vida, uma vez que a carência em qualquer umadelas impede o usufruto desta dádiva em sua plenitude.

O Brasil assiste a um momento contraditório de seudesenvolvimento, haja visto que a pujança de sua economia não se tem convertidoem rendas bem distribuídas devido ao modelo de exploração de mão-de-obra erecursos naturais. Há um encanto injustificado por atores que não pensam nocívico e o público, como as empresas transnacionais.

Não obstante, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas(IPEA) divulgou um estudo que aponta aumento de 146% nos gastos sociais dogoverno federal de 1995 a 2009. As áreas envolvidas são: educação, trabalho,saúde, habitação, entre outras.

Agrega-se que o Ministério do Trabalho acusa que houveaumento de contratação de estrangeiros no Brasil. O país emitiu, no primeirosemestre de 2011, 26,5 mil autorizações de trabalho, que se concentram nasáreas de infraestrutura, engenharia e tecnologia.

O Brasil possui inserção privilegiada no circuitointernacional em comparação com outros países historicamente colonizados eexplorados devido à capacidade ingente de produzir riquezas e exportá-las, noentanto indispõe-se internamente com os problemas clássicos dosubdesenvolvimento.

Como conciliar a "qualidade de vida" dos brasileiros com aremessa exportadora de nossos melhores alimentos e insumos industriais,enquanto a miséria e o descaso ainda assombram as favelas e nos encarecem osrecursos que testificariam - em vez de desmentir - nosso lugar como "paísemergente"?

A cooperação internacional - em vez da subserviência - temsido a opção de ministros e chefes de Estado para melhorar a "qualidade devida" ao combater a fome, a guerra e a pobreza. É inconcebível que se tenhatantas opções de consumo nas regiões mais avançadas tecnicamente enquantonoutras é preciso caminhar quilômetros com baldes de água na cabeça para saciara sede da família.

Economistas criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)em 1990, que mede a renda per capita,a expectativa de vida e a educação (índice de analfabetismo e matrículaescolar) dos países. A classificação baseia-se na variação de 0 a 1, sendo maispositiva e medição que se aproxima do 1.

O entendimento de "qualidade de vida" requer desanuviarconfusões e dogmas que recheiam o conceito a fim de que a inserção de cada umadas sete bilhões de pessoas seja a mais ativa e saudável possível.

Podemos e devemos ser agentes do processo de desenvolvimentoque contempla os aspectos biológicos, culturais e econômicos descritosanteriormente. A alimentação, os meios de convívio, os bons pensamentos e ainteração política reduzem a culpa do acaso e nos conferem maiorresponsabilidade sobre o grau de qualidade com que vivemos.

Clichês são válidos para esta finalidade, como o de agirlocalmente e pensar globalmente, pois somos mais dependentes de processos dealém-mar.

Quem delibera sobre sua "qualidade de vida": você ou oacaso?

(*) Bruno Peron Loureiro é articulista

Nos siga no Google Notícias