ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Artigos

Saia da caverna!

Por Ruy Chaves (*) | 28/05/2015 13:29

A Alegoria da Caverna, livro 7 de A República, tem importância decisiva no pensamento de Sócrates que ao perseguir a Ideia do Bem identifica virtudes humanas de que os sofistas conhecem apenas sombras.

O mundo é uma imensa caverna absolutamente tomada pelas trevas de que são prisioneiros todos os homens. Acorrentados no fundo da caverna, os homens veem longeuma luz que rasga o teto e sombras projetadas nas suas paredesirregulares, sombras de deuses, de homens, de animais, de objetos.O que os homens conhecem são apenas sombras disformes projetadas nas paredes da caverna.

A caverna é a ignorância, a luz é o conhecimento.

O homem tem que se libertar de suas trevas. Mas as trevas são o ambiente que o homem conhece, a sua segurança, por pior que seja a sua circunstância. “Eu sou minha circunstância; sou o mundo que me circunda” diz Ortega y Gasset.

Conformar-se é submeter-se às trevas.O mundo não se limita ao entorno dos pés de quem o contempla. O umbigo não é o centro do mundo, ao redor de que tudo gira e se conforma. É preciso ser senhor de seu destino e não escravo de suas circunstâncias.

Como ser outro se na caverna as sombras protegeme nada é necessário porque tudo é suficiente?

Não há maior segurança que nos líquidos do ventre materno. Mas a mãeprecisa induzir o seu produto mais nobre a uma nova circunstância de riscos e de oportunidades. Não há oportunidades nem conquistas sem riscos. O homem nada é apenas sendo o que é.

A verdade não é a expressão de meras sombras distorcidas que escorrem pelas paredes das cavernas em que nos refugiamos.

Sair da caverna significa libertar-se, romper limites, conviver com o novo, ser outro a cada dia, aprender a aprender, perder, sofrer, temer, superaros seus fantasmas, conquistar, inconformar-se com a sua circunstância, buscar sempre nova circunstância.

A caverna está dentro de você. Liberte-se.Mas não basta o sair da caverna, o conhecer a luz, o assumir a sua nova circunstância apenas individualmente. O homem que se liberta das trevas deve voltar à caverna e tentar libertar os que continuam prisioneiros das trevas.

“Governar é remediar os males alheios”, diz Sócrates. Portanto, não pode governar aquele que tenha que remediar os seus próprios males e que continue prisioneiro nas trevas da caverna imensa. Panta rei.

(*) Ruy Chaves, diretor da Estácio e da Academia do Concurso

Nos siga no Google Notícias