ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Artigos

Sobre o delírio, o roubo e a mentira!

Por Valfrido M. Chaves (*) | 23/02/2016 15:52

O roubo e a mentira são faces de uma mesma moeda. Não há ladrão que não minta, enquanto quase todo mentiroso roube. O roubo e a mentira são práticas através das quais o elemento se engrandece de modo doentio, para anestesiar as dores de sua alma! E suas dores, leitor, provém de uma baixa autoestima que o infelicita no convívio social.

Inferiorizado, tomado de invejas, ao tomar do outro seus bens e valores, o elemento busca incorporar a si mesmo a pessoa invejada que surrupiou. Ao mentir, enganar, busca se sentir superior fazendo do outro um tolo qualquer.

No caso da corrupção, quando grandes recursos são amealhados da coisa pública, uma de suas motivações é justamente alimentar um delírio de impunidade, graças ao qual o sujeito se sente acima da lei, da justiça e do moral aos quais o cidadão “normótico” se sujeita! Aqui, leitor, vemos a mesma dinâmica anterior onde a pessoa busca, de modo perverso e delituoso, sentir-se superior para, justamente, anestesiar seus sentimentos de inferioridade.

A busca doentia por ilusão de superioridade se manifesta, também, como fenômeno grupal, em associações, partidos políticos, ideologias. As ideologias messiânicas totalitárias, que prometem redenção e eliminação absoluta de males, canalizam com facilidade muito grande as pessoas que buscam, através de mecanismos compensatórios, se sentirem seres superiores, até semi-deuses.

O Nazismo e o Comunismo são exemplos perfeitos do que afirmamos. O Nazismo transformava seus adeptos em agentes da pureza racial, da beleza, com a eliminação das raças inferiores da face da terra! O Marxismo transforma seus crentes em “agentes da História”, autorizados a tudo praticarem para eliminar da face da terra a fonte de todos seus males: a propriedade privada e a burguesia! Essas militâncias ideológicas, de modo deliroide, se sentem acima do moral, da verdade e da mentira, em sua luta redentora do mundo! A tudo estão autorizados!

Nós brasileiros, na presente quadra, estamos testemunhando um verdadeiro show dessas manifestações deliroides, quando o maior assalto à coisa pública de nossa história nos é esfregado na cara, e negado com cinismo nunca visto pelos meliantes, no caso, agentes onipotentes da História! Pelo menos, esse é o delírio que os anima! Até onde isso vai? Vemos uma luz no fim do túnel? A Justiça, a Lei, o MPF, a Polícia Federal, com apoio da população, resgatará até mesmo a saúde mental e grupal dos brasileiros?

(*) Valfrido M. Chaves é psicanalista, pós-graduado em política e estratégia.

Nos siga no Google Notícias