A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017

14/09/2012 13:23

Sonho lúcido: quando sabemos que estamos sonhando e agimos conscientemente

(*) Por Chico Anes

Segundo o dicionário Houaiss, sonho é “um conjunto de imagens, pensamentos ou fantasias que se apresentam à mente durante o sono”. E, por extensão de sentido, “uma sequência de ideias soltas e incoerentes às quais o espírito se entrega; devaneio, fantasia”. Juntar duas palavras com significados tão distintos pode parecer estranho, mas sonho lúcido é exatamente manter a consciência enquanto no estado de sonho, ou seja, ter conhecimento de que se está sonhando e agir segundo nossa vontade no sonho.

Desta forma, como saber a diferença entre o sonho comum e o lúcido? No sonho comum, as imagens, pensamentos e fantasias acontecem de forma independentemente de nossa vontade consciente. Já no sonho lúcido, temos a consciência de estar sonhando e podemos, então, agir deliberadamente com ou contra essas imagens, pensamentos e fantasias.

Muitas pessoas me perguntam como aprender a ter sonhos lúcidos. As técnicas estão disponíveis a qualquer um que tenha disciplina suficiente para praticar os exercícios.

O primeiro passo é você se lembrar dos próprios sonhos. Em média, temos cinco sonhos por noite. Muitas pessoas não conseguem recordar nenhum deles. Assim, do que adianta você ter um sonho lúcido se não consegue se lembrar dele quando acordar? O primeiro trabalho é manter um diário de sonhos, pois o ato de escrevê-los faz com que você passe a dar mais atenção a eles e, por conseguinte, treinar sua memória para recordá-los.

Depois disso, quando estiver conseguindo se lembrar de boa parte dos seus sonhos, você pode escolher uma das várias técnicas já elaboradas e testadas.

O Dr. Stephen LaBerge, psicofisiologista que demonstrou em laboratório a existência dos sonhos lúcidos, criou uma técnica que se chama MILD (indução mnemônica de sonhos lúcidos). Ele descreve essa técnica em seu livro “Sonhos Lúcidos”:

1. No começo da manhã, ao acordar espontaneamente de um sonho, repasse-o várias vezes, até decorá-lo.

2. Depois, enquanto estiver deitado na cama e voltando a dormir, diga a si mesmo: “Na próxima vez que estiver sonhando quero me lembrar de reconhecer que estou sonhando”.

3. Visualize-se voltando ao sonho que acabou de ensaiar; só que, dessa vez, veja se percebendo que está, de fato, sonhando.

4. Repita o segundo e o terceiro passo até sentir que sua intenção ficou claramente fixada ou até cair no sono. (Sonhos Lúcidos, pag. 168, Stephen LaBerge).

Veja alguns benefícios dos sonhos lúcidos indicados pelo próprio Dr. LaBerge, que dedica um capítulo do seu livro a este assunto:

- Aumenta as habilidades na resolução de problemas;

- Melhora a tomada de decisões;

- Auxilia na resolução de problemas criativos;

- Satisfaz desejos;

- Contribui no processo de cura: Conforme Dr. Dennis Jaffe e Dr. David Bresler “as imagens formadas mentalmente mobilizam as forças interiores e latentes da pessoa, forças que tem um potencial imenso para ajudar no processo de cura e na defesa da saúde”;

- Promove crescimento psicológico - reintegração de aspectos negligenciados ou rejeitados. Facilita a aceitação e integração de aspectos da personalidade reprimidos;

- Contribui no enfrentamento de pesadelos e na redução da ansiedade;

- Proporciona autocontrole voluntário da fisiologia (ainda uma questão em aberto).

Segundo Jung “a função geral dos sonhos é tentar restabelecer a nossa balança psicológica, produzindo um material onírico que reconstitui, de maneira sutil, o equilíbrio psíquico total.” Interagir com esse material onírico pode ser uma grande ferramenta de crescimento pessoal.

Para finalizar, a principal discussão sobre efeitos negativos do sonho lúcido está na qualidade do sono. Mas não há provas que a qualidade do sono de um sonhador não lúcido seja mais ou menos reparadora que a de um sonhador lúcido.

*Chico Anes é escritor (www.chicoanes.com.br).

Elementos da teoria da decisão
A propósito do fim do ano de 2016 (terrível na política e na economia) e com o ano de 2017 (com esperanças de que as coisas melhorem), participei de ...
O diálogo inter-religioso
Desde a declaração Nostra Aetate, do Concílio Vaticano II, a Igreja busca manter o diálogo inter-religioso. Aí surge a pergunta: Por que o diálogo co...
Embarque comprometido
O Brasil está entre os cinco melhores mercados de aviação doméstica, mas há quase dois anos vem perdendo demanda por conta do cenário econômico. Só e...
Travessia sustentável
O Relatório Anual do FMI (Fundo Monetário Internacional), sobre a situação econômica de seus países-membros, saiu em novembro do ano passado e projet...



Continuação...

No segundo sonho que eu tive (na mesma noite)... Eu estava no mesmo parque de diversões, mas desta vez já não controlava nada, lembro que a minha irmã estava doente e eu fui para casa e contei á minha mãe... ela depois foi trouxe a minha irmã da escola para casa.
Lembro que na noite em que sonhei eu estava meio triste e até tinha chorado por causa da minha irmã (parece ridículo mas é verdade), será que teve alguma ligação? Haha, beijos!
 
Joana em 22/07/2013 09:54:13
Esta noite eu tive um sonho em que estava com muitos jovens numa casa muito colorida, tipo Parque de Diversões, com labirintos, enigmas e coisas para achar!
Eu sabia que estava sonhando eu consegui controlar tudo o que fazia! Foi um dos melhores sonhos da minha vida, haha!
Houve uma altura que eu estava numa grande "sala" colorida e eu lembro que gritei: "Vamos aproveitar, isto é um sonho!!!", toda feliz e segura! Eu não queria acordar e não queria pensar nisso com medo de acordar, apenas aproveitei. Eu lembro que falava com outras pessoas e dizia que era um sonho, mas elas diziam: "O quê? Um sonho?!", e depois convenciam-se e ficavam felizes também!. No final, eu senti os meus olhos cansados e acordei, mas ainda era cedo, então voltei a dormir.

Continua...
 
Joana Rocha em 22/07/2013 09:50:48
gostaria de ler seu outro livro, mas nao consigo encontrar!!!!! bjs!!!!
 
Edna Carvalho em 17/09/2012 10:15:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions