ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Cuidadores inscritos para ter auxílio do governo recebem visitas em MS

Secretaria prevê visitar mais de 600 famílias de pessoas com deficiência que pleiteiam o benefício

Por Cassia Modena | 09/04/2024 14:02
Funcionária da Sead registra dados coletados em visita a casa onde vive pessoa com deficiência (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Funcionária da Sead registra dados coletados em visita a casa onde vive pessoa com deficiência (Foto: Divulgação/Governo de MS)

A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) divulgou nesta terça-feira (9) que começaram em Campo Grande as visitas às famílias que querem receber auxilio para cuidadores de pessoas com deficiência.

Funcionários da secretaria estão passando de casa em casa para conferir as informações prestadas durante a inscrição no programa estadual Cuidar de Quem Cuida e coletar mais dados.

Essa etapa é para verificação. O auxílio financeiro, que será de R$ 900, ainda não está sendo concedido para as pessoas que estão recebendo as primeiras visitas.

A previsão é que 600 residências sejam visitadas, numa primeira leva de verificações.

Inscritos - As famílias visitadas fizeram inscrição no programa previamente. Ainda é possível cadastrar interesse no site da Sead. A secretaria disponibiliza o telefone (67) 3314-4842 e o e-mail cuidardequemcuida@sead.ms.gov.br para atender quem tem dúvidas.

"Com as visitas garantimos que os recursos públicos cheguem nas mãos de quem precisa, colocando naquela família importantes recursos que certamente farão a diferença no dia a dia", disse a titular da secretaria, Patrícia Cozzolino.

São objetivos do programa "a redução das desigualdades sociais, o estímulo ao acompanhamento saudável e o cuidado com a saúde mental das pessoas que são responsáveis legais por pessoas com deficiência", segundo a pasta.

Quem pode se inscrever - Pode pedir o benefício a família que tiver um cuidador em tempo integral de pessoa com deficiência que possua grau de dependência 2 ou 3.

Grau de dependência nível 2 se aplica à pessoa que depende de cuidador para até três atividades básicas. Já com relação ao nível 3, a dependência é para tudo.

Exemplos dessas atividades são: alimentação, mobilidade, higiene, sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

Outros requisitos para selecionar cuidadores são:

  • Comprovar renda familiar mensal por pessoa não superior a 1/6 (um sexto) do salário mínimo nacional vigente (atualmente de R$ 1.412), considerada a renda bruta;
  • Ter 18 anos de idade ou mais;
  • Morar em qualquer cidade de Mato Grosso do Sul há mais de dois anos;
  • Viver na mesma residência que pessoa com deficiência que esteja sob sua responsabilidade;
  • Ser da família ou um responsável legal em tempo integral da pessoa com deficiência que possua grau de dependência 2 ou 3;
  • Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do Governo Federal.

*Matéria editada às 14h42 para atualizar informação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias