ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Defensoria de MS lança campanha para facilitar mudança de nome e gênero

Para receber esse atendimento, é necessário preencher o formulário até o dia 14 de maio

Por Mylena Fraiha | 09/04/2024 16:22
Bandeira do movimento LGBTQIA+, que simboliza a diversidade, representatividade e direitos para diversas sexualidades (Foto: Agência Brasil)
Bandeira do movimento LGBTQIA+, que simboliza a diversidade, representatividade e direitos para diversas sexualidades (Foto: Agência Brasil)

A partir deste mês, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul disponibilizará um serviço gratuito de retificação de nome e gênero para pessoas travestis e transsexuais que não têm condições financeiras de arcar com as despesas cartoriais. Para receber esse atendimento, é necessário enviar as informações até o dia 4 de maio deste ano.

Essa iniciativa faz parte da campanha “TRANSformando Histórias - retificação de nome e gênero”, lançada em parceria com a Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul), o Ministério Público do Estado e a Defensoria Pública da União.

A coordenadora do Nudedh (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos), defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante, explica que o objetivo da campanha é facilitar o processo de retificação do registro civil dessas pessoas.

"Um formulário estará disponível em nosso portal oficial, nas redes sociais da Defensoria e da Anoreg/MS, e em nossa unidade física do Nudedh. Nele, a pessoa interessada em fazer a retificação de nome e que não possui recursos para arcar com as taxas poderá preencher. Em seguida, nossa instituição entrará em contato para viabilizar a ação", detalha Thaisa.

A defensora ainda destaca que, com a nova Lei Estadual n.º 6.183 de 26 de dezembro de 2023, a partir de abril de 2024, pessoas travestis e transexuais que não têm condições financeiras de pagar pela mudança de nome em cartório poderão realizar esse serviço gratuitamente.

Se você é uma pessoa trans e não tem condições financeiras de custear o procedimento de retificação de nome e gênero, preencha o formulário disponível neste link. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (67) 9 9265-7323.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias