ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Para incentivar emissão, Riedel tira nova Carteira de Identidade

Acompanhado da primeira-dama, gestor destaca que serviço é gratuito à população

Por Gustavo Bonotto | 17/01/2024 14:29
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), durante a coleta de digitais para a emissão do novo registro geral. (Foto: Saul Schramm/GovMS)
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), durante a coleta de digitais para a emissão do novo registro geral. (Foto: Saul Schramm/GovMS)

Para estimular a adesão ao novo modelo de Registro Geral, emitido de graça em Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel (PSDB) publicou o passo a passo da emissão do documento nas redes sociais, durante a manhã desta quarta-feira (17).

Acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, o gestor estadual foi até a unidade do Fácil do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. "É rápido e totalmente eletrônico, além de valer para todo o território nacional. O novo RG é gratuito, não paga. Todo dia 29 abre novo agendamento no portal oficial", disse.

Riedel destacou que novamente Mato Grosso do Sul sai na frente para oferecer um serviço essencial à população. “A pessoa vem no horário marcado e pode atualizar seu documento. Uma evolução que temos no país, e o Estado já disponibiliza este serviço para população”, concluiu.

As vagas de janeiro já foram preenchidas, conforme noticiou o Campo Grande News. Os cidadãos, no entanto, têm o prazo de 10 anos para fazer a troca do antigo modelo para o novo, que agora não terá distinção entre o nome social e nome do registro civil, além do número de identificação único, integrado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física).

"A procura está grande, por isso vamos aumentar o número de vagas para o mês que vem. No dia marcado, se for solteiro, a pessoa precisa trazer a certidão de nascimento e se for casado, a certidão de casamento. Como o documento terá o número do CPF, este também precisa estar regular”, afirmou o diretor do Instituto Estadual de Identificação, Márcio Cristiano Paroba.

Outros diferenciais do novo documento é que ele terá uma série de informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo, informações sobre doenças, número da carteira de trabalho, PIS/Pasep (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Após início dos procedimentos, a nova carteira de identidade deve ficar pronta em torno de 25 a 30 dias.

Mônica Riedel também emitiu documento. (Foto: Saul Schramm/GovMS)
Mônica Riedel também emitiu documento. (Foto: Saul Schramm/GovMS)

Como emitir o novo RG - O cidadão interessado pode agendar a emissão sem sair de casa. Basta acessar www.servicos.sejusp.ms.gov.br. Na data marcada, é necessário comparecer à unidade com CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento. Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, PIS/Pasep, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.

Receba as principais manchetes no celular. Clique aqui e acesse o canal de notícias do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias