ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Durante Copa das Confederações 25 mil militares patrulharão fronteiras

Francisco Júnior | 13/05/2013 14:23
No Estado, maior contingente será deslocado para Corumbá e Ponta Porã. (Arquivo)
No Estado, maior contingente será deslocado para Corumbá e Ponta Porã. (Arquivo)

Durante a Copa das Confederações, que vai ser realizada em junho, mais de 25 mil militares irão fazer o patrulhamento da terrestre do país. Neste período será deflagrada a operação Ágata 7 que deve afetar diretamente cerca de seis milhões de brasileiros que vivem próximo às fronteiras.

A operação vai envolver Exército, da Marinha e da Aeronáutica. E será a maior ação militar voltada à segurança pública realizada no governo Dilma Rousseff em número de participantes, equipamentos e abrangência.

Serão cobertos 16.886 quilômetros de fronteira com dez países. Será primeira vez que os comandos militares da Amazônia, do Oeste e do Sul trabalharão integrados em uma mesma operação.

As maiores concentrações de tropas devem acontecer nas regiões de Tabatinga (AM), Assis Brasil (AC), Ponta Porã (MS) e Foz do Iguaçu (PR), entre outras.

Centenas de aeronaves e veículos devem ser usados. Os principais meios de transporte das tropas e agentes ligados a diversos ministérios para as regiões mais remotas devems ser helicópteros Black Hawk, Pantera, Cougar e Esquilo. Caças Super Tucano da Aeronáutica serão usados para interceptar aviões suspeitos e drones (aviões não tripulados) farão vigilância aérea.

Embarcações de patrulha da Marinha devem interditar os principais rios que cruzam a fronteira e blindados do Exército ocuparão as estradas que dão acesso ao país. Todos os militares envolvidos levarão armamento letal e terão poder de polícia.

O objetivo da ação será combater diversos tipos de atividades criminosas. Alguns exemplos são os garimpos irregulares na fronteira com as Guianas, pistas de pouso irregulares e tráfico de drogas na região amazônica, contrabando de armas e mercadorias ilícitas no oeste e sul da fronteira e a entrada de explosivos pelo sul, entre outras.

A data específica de início da ação ainda não foi divulgada. Foi anunciado apenas que a operação deve começar em maio e durar cerca de três semanas - terminando antes da Copa das Confederações da Fifa. O torneio ocorrerá entre os dias 15 e 30 de junho e reunirá equipes de oito países.

Nos siga no Google Notícias