ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Advogada da Capital impede terra indígena em área de RR

Redação | 19/01/2010 19:53

A advogada campo-grandense Luana Ruiz Silva, entrou com mandado de segurança na Justiça para a suspensão do decreto que homologa como terra indígena parte da área Anaro, em que fica a Fazenda Topografia, no município de Amajari (RR).

Hoje o STF (Supremo Tribunal Federal) deferiu a liminar para suspender o decreto na área de 1,5 mil hectares pertencentes à fazenda, de propriedade de Oscar Maggi e esposa. A decisão foi assinada pelo ministro Gilmar Mendes.

A área Anaro dispõe de 30 mil hectares, segundo explica Luana.

Ela também foi responsável em obter da Justiça a suspensão contra a demarcação da reserva indígena Arroio-Korá, em Paranhos, a 472 quilômetros de Campo Grande. O STF concedeu segurança para suspender parte do decreto a pedido dos donos da Fazenda Iporã, Maxionilio Machado Dias e Hayde Castelani Dias, donos de 184 hectares da Fazenda Iporã.

Otacílio Carollo Tramujas, dono da Fazenda Polegar, também recorreu contra o decreto do presidente Lula, que declarou terra indígena a área de 7.175 hectares. A aldeia é dos Guarani Kaiowá e Nandeva.

A Fazenda Polegar tem 1.573 hectares. Otacílio e a esposa, moradores do Paraná, afirmaram que o imóvel foi adquirido pelos avós, em 9 de agosto de 1923. A Polegar seria resultado da união de duas fazendas, Santo Antônio e Tunas Mirim.

O casal alegou ainda que a propriedade é produtiva e foi adquirida de forma legítima e legal. O título é reconhecido pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Decreto - O Decreto 1.775, de 1996, regulamentou no Brasil o processo de demarcação de terras indígenas.

No fim do ano passado, o presidente Lula homologou vários decretos que transformaram 5 milhões de hectares em terras indígenas em todo o país. Desde então, muitos fazendeiros que tem propriedades nessas áreas tem entrado na Justiça para coibir o registro de terra indígena pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

A partir do momento em que a Funai entra com o pedido de demarcação de terra indígena e a decisão é favorável, por exemplo, o órgão pode registrar a propriedade.

Nos siga no Google Notícias