ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Ahipar conclui reforma da sinalização do Rio Paraguai

Redação | 20/04/2009 11:55

Depois de um trabalho de 45 dias nas regiões mais distantes do Pantanal, a Ahipar (Administração da Hidrovia do Paraguai) terminou todos os reparos na sinalização náutica do trecho da hidrovia entre Corumbá (MS) e Cáceres (MT).

Segundo Antônio Barros Leite, superintendente da Ahipar, o serviço é uma das prioridades da Administração, o que garantem segurança à navegação no rio.

Leite acredita que, depois do restabelecimento total da sinalização, a Ahipar obterá novamente o índice de eficácia que é concedido pela Marinha do Brasil. O índice foi retirado em 2005 pelo Centro de Sinalização e Reparos porque o balizamento não apresentar confiabilidade.

"O esforço técnico e operacional nessa árdua tarefa nos permitiu cumprir compromisso firmado com a Capitania Fluvial do Pantanal e com o Serviço de Sinalização Náutica do Oeste [órgãos da Marinha sediados em Corumbá]", ressaltou Leite. "Praticamente reimplantamos a sinalização, que estava deteriorada."

Números - No trecho Corumbá/Cáceres existem 335 sinais de margem e flutuantes, constituídos por placas de sinais "cegos" e luminosos (faroletes) e bóias. Os formatos e simbologias obedecem padronização adotada ao longo da Hidrovia Paraguai-Paraná.

Além da poda seletiva da vegetação que encobria as balizas marginais, também foi feito um trabalho de alinhamento e substituição de 168 placas submersas, lançamento de 10 bóias na Lagoa Gaíva e restabelecimento de seis faroletes.

Nos siga no Google Notícias