ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com alerta para responsabilidade na urna, OAB lança “Eleições Limpas 2012”

Paula Maciulevicius | 31/05/2012 12:23

Espaço para denúncias de crimes eleitorais vai funcionar antes, durante e após o período as votações pelo site e Disque Denúncia 9987-9235

Estiveram presentes o desembargador Joenildo de Souza Chaves, o presidente Leonardo Duarte e o vice Júlio César Souza Rodrigues. (Foto: Paula Maciulevicius)
Estiveram presentes o desembargador Joenildo de Souza Chaves, o presidente Leonardo Duarte e o vice Júlio César Souza Rodrigues. (Foto: Paula Maciulevicius)

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mato Grosso do Sul lançou na manhã desta quinta-feira a campanha “Eleições Limpas 2012”, que oferece à população espaço para denúncias de crimes eleitorais antes, durante e após o período as votações através do site e do Disque Denúncia 9987-9235.

O presidente da OAB, Leonardo Duarte explica que a intenção é de aproximar a sociedade do processo democrático. “Nada melhor que um site que explicite a legislação, candidatos inelegíveis”.

Pelo campo “Denúncias” qualquer pessoa pode relatar irregularidades. A Comissão Especial de Acompanhamento das Eleições 2012 reforça que só serão aceitas denúncias com identificação. Depois de preencher, o relato será passado ao Ministério Público e à Justiça Federal.

Presidente da Comissão explica que só serão aceitas denúncias identificadas. (Foto: Paula Maciulevicius)
Presidente da Comissão explica que só serão aceitas denúncias identificadas. (Foto: Paula Maciulevicius)

Ainda de acordo com o presidente da Ordem, a campanha que já teve o piloto em 2010, vai ser lançada em todo país e é de fundamental importância visto que esta é a primeira eleição em que será aplicada a lei da Ficha Limpa.

“Todo embate jurídico será discutido nessa eleição. Queremos com a OAB falar que a população precisa tomar conta do que é seu. E o que a gente apresenta hoje a vocês é um caminho”, descreve Leonardo.

O presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Eleições 2012, Daniel Castro fala que além do campo Denúncias, o site traz o calendário com as datas de eleição e prazos de impugnação e o link com toda legislação.

“Esperamos com isso ter eleição mais limpa e transparente. Com candidatos preparados para gerir nosso município”, enfatiza.

O evento teve também a presença do corregedor-regional eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Joenildo de Souza Chaves que falou da participação da população nas eleições.

“É uma ferramenta de busca para garantir o sistema democrático brasileiro. Em síntese é abrir para participação da população, que não pode deixar o poder público resolver todos os problemas. Os maiores interessados somos nós”, ressalta.

Nos siga no Google Notícias