ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Anac dita regra para assistir passageiro de vôo atrasado

Redação | 15/03/2010 09:03

Resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira determina de que forma os passageiros de vôos em atraso devem ser assistidos pelas companhias, já a partir do momento em que o vôo está mais de uma hora atrasado.

A Anac ressalta que as companhias precisam oferecer assistência material para satisfazer as necessidades imediatas do passageiro, "gratuitamente e de modo compatível com a estimativa do tempo de espera, contados a partir do horário de partida originalmente previsto".

As regras são válidas para o caso dos passageiros que já estejam a bordo da aeronave e sem acesso ao terminal.

Quando o atraso for superior a uma hora tem de oferecer facilidades de comunicação, como ligação telefônica, acesso a internet ou outros; superior a 2 horas: alimentação adequada e superior a 4 acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem.

A Anac determina que em caso de atraso no aeroporto de escala ou de conexão por mais de 4 horas, o transportador deverá oferecer reacomodação em voo próprio ou de terceiro, que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, na primeira oportunidade; em voo próprio, a ser realizado em data e horário de

conveniência do passageiro; o reembolso integral, assegurado o retorno ao aeroporto de origem e a conclusão do serviço por outra modalidade de transporte.

O passageiro que espera no terminal também tem direito de estar o tempo todo informado sobre os motivos de atraso e a previsão atualizada de embarque.

O transportador só fica isento de oferecer serviço de hospedagem para o passageiro que mora na mesma localidade do aeroporto

Ainda conforme a resolução, o transportador deve assegurar as medidas necessárias, para a efetivação do reembolso tão logo lhe seja solicitado, incluídas as tarifas aeroportuárias e observados os meios de pagamento. Só será feito reembolso em créditos se houver concordância de ambas as partes.

Confira aqui como eram as regras e como ficou agora

Nos siga no Google Notícias