ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

André veta projeto que obriga uso de madeira certificada

Redação | 20/05/2010 07:11

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) vetou projeto de Lei aprovado na Assembléia Legislativa que obriga a utilização de madeira certificada pelos órgãos ou entidades da administração pública.

O argumento é que "engessaria a execução e a prestação de serviços públicos no âmbito da administração pública estadual, sendo, de certa forma, inoportuno na conjuntura".

O governo lembra que o Código Florestal permite que toda propriedade rural possa ter sua vegetação suprimida até o limite de 80% e que a autorização para isso é concedida pelo próprio Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Além disso, o governo argumenta que a própria legislação ambiental determina que a madeira suprimida tenha o máximo possível de aproveitamento. Para o governo, o projeto que determina uso apenas de material com certificação determinada por Lei é incoerente com a legislação federal.

"Ora, se este material tem origem legal e pode ser aproveitado economicamente, seria incongruente impossibilitar seu uso para atender a demandas tanto do Poder Público quanto da iniciativa privada. Neste sentido, visando ao controle, foi instituído pelo Poder Público Federal o Documento de Origem Florestal, por intermédio do qual fica "certificada" a origem legal desta madeira e, consequentemente, a possibilidade de seu aproveitamento econômico", sustenta o Executivo, na fundamentação do veto.

Nos siga no Google Notícias