ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Animais que estão no CRAs serão soltos no Pantanal

Redação | 27/01/2009 09:23

O CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) soltará 40 papagaios apreendidos com traficantes, um veado e um bugio, em uma fazenda o Pantanal Sul. A soltura será nesta quarta-feira, acompanhada pela zootecnista Ana Paula Felício.

Os animais passaram por baterias de exames e estão saudáveis, garantem os técnicos. Muitos pesquisadores são contrários à soltura dos animais, mas a legislação brasileira determina que a prioridade é o retorno dos animais à natureza.

"As solturas são feitas com o maior rigor técnico e estamos provando, através de pesquisas, que a soltura tem resultados positivos", explica o coordenador do CRAS, Vinicius Andrade Lopes. Estão habilitadas para receber os animais 150 fazendas no Estado.

Após a liberação, eles serão monitorados diariamente por mais alguns dias. Em seguida, técnicos ambientais fazem visitas mensais às fazendas, por um período de um ano, colhendo informações. São observadas as reações dos animais em relação à aproximação de predadores e do instinto de caça e alimentação, uma vez que até então eram alimentados pelos tratadores do CRAS.

Mais animais

Nos siga no Google Notícias