ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Após 6 mudanças de cidade, soldado em "tempo integral" é homenageado

Graziela Rezende | 23/08/2013 12:45
Mesmo com mudanças de "eterno soldado", família permanece unida. Foto: Cleber Gellio
Mesmo com mudanças de "eterno soldado", família permanece unida. Foto: Cleber Gellio

Soldados. Homens destinados a servir, doar a vida pela sua pátria. A missão, para quem “olha de longe” é admirável, mas para quem convive ou é da família de um desses soldados sabe de perto as dificuldades. Após mudar de cidade seis vezes, o 1° tenente Paulo Roberto Ilkiu, 49 anos, recebeu na manhã desta sexta-feira (23), em evento alusivo ao dia do Soldado, a medalha “Pacificador”.

“Um soldado não é soldado sem o apoio da família. Eles acabam passando por transtornos junto com a gente, das mudanças, das batalhas, porque temos de ser soldados em tempo integral. Do Paraná, levei minhas esposas e filhos a Rio Negro (PR), Alegrete (RS), Três Corações (MG), Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e agora Campo Grande”, afirma Ilkiu.

Atualmente, o 1° tenente trabalha na formação religiosa dos novos soldados. “O militar também passa por vários momentos de estresse e a fé é um fator importante na formação do caráter desse soldado, que também convive com armamento, tensão e por isso precisa de uma base sólida”, comenta Ilkiu.

Homenageado no CMO (Comando Militar do Oeste), Ilkiu sempre está ao lado da esposa. “Nós nos enquadramos na vida dele e ao final tudo dá certo. No começo é um incômodo pensar em tudo novo, porém um novo lugar também traz boas novidades”, fala ElviaIlkiu, 46 anos.

No mesmo caminho, Eduardo Ilkiu, 13 anos, já estuda no Colégio Militar da Capital e pretende seguir a mesma carreira do pai. “Sou realmente apaixonado pela força militar, poder bélico, além da organização e das festas. Quero seguir os mesmos passos do meu pai”, finaliza o estudante.

Comemoração: O dia do Soldado, comemorado anualmente no dia 25 de agosto, tem por objetivo homenagear os membros do Exército Brasileiro. A data foi instituída no ano de 1803, quando o patrono Luís Alves de Lima e Silva, com pouco mais de 20 anos, se tornara capitão. Ele, o Duque de Caxias, lutou e representou o país em confrontos internos e externos.

No CMO, 22 militares e dois civis receberam a medalha "Pacificador", sendo o deputado federal Vander Loubet e a servidora civil da Comissão de Obras do 3° Grupamento de Engenharia Zenaide Gomes de Oliveira.

Evento alusivo ao dia do Soldado ocorreu no CMO. Foto: Cleber Gellio
Evento alusivo ao dia do Soldado ocorreu no CMO. Foto: Cleber Gellio
Nos siga no Google Notícias