ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Após ameaça de invasão, Funai deve fechar as portas

Redação | 24/05/2008 11:39

A Funai (Fundação Nacional do Índio) de Dourados e o núcleo de Amambai devem fechar na segunda-feira, dia 26, caso seja confirmada a intenção de invasão de um grupo de índios, com finalidade de saque. Cerca de três mil cestas básicas que serão doadas para famílias carentes estão no prédio. A Funai foi avisada da invasão por lideranças indígenas que são contra esse tipo de movimento.

De acordo com a fundação, o motim está sendo conduzido pelo líder da reserva de Dourado, Renato Souza, e por Celso Maciel. Este ano, Souza teria invadido a sede da Funai em Dourados com ajuda de outros índios e roubado 10 sacas de feijão, que estavam na varanda do prédio. Segundo informações da Funai, os dois já respondem a processos na Polícia Federal por crimes dessa natureza.

A direção da Funai em Mato Grosso do Sul investiga o envolvimento de funcionários na manipulação de índios para tentar boicotar o Aty  Guassu (grande reunião), encontro de lideranças indígenas, Funai e Funasa, que será realizado na primeira semana de junho, para discutir trabalhos de ampliação das reservas indígenas.

Um ônibus foi alugado para levar os índios para Amambai, local onde será realizado o encontro, para protestarem contra o Aty Guassu.

Segundo a Funai, há indícios de interesses políticos contra o aumento da área de reserva indígenas em Mato Grosso do Sul

Nos siga no Google Notícias