ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Aumenta o número de queimadas em terrenos na capital

Redação | 20/04/2009 16:40

Com 24 dias sem chover sobre a capital, os moradores já começam a sofrer as consequências da estiagem fora de época. Os efeitos da seca podem ser medidos pelo aumento de chamadas do Corpo de Bombeiros para apagar incêndio em terrenos baldios na cidade e até mesmo na zona rural de Campo Grande.

"Na época de chuva, as ocorrências são raras, mas nos últimos vinte dias temos recebido algo entre seis e oito chamadas diárias", conta o capitão Arruda.

Segundo ele, o principal motivo de tantas chamadas são os incêndios provocados por proprietários de terrenos que aproveitam o tempo seco para limparem os imóveis. "Eles não se dão conta de que, devido às condições climáticas, até um pequeno fogo pode deteriorar as condições do ar", explica.

O capitão disse que maioria das pessoas que recorrem aos Bombeiros está incomodada a fumaça, ou ainda preocupada com a possibilidade do fogo se espalhar para as casas. "Isso é difícil de acontecer, mas nós vamos lá de qualquer maneira. Infelizmente é cultural, muita gente ainda usa as chamas para se livrarem do mato indesejado", pondera.

Para evitar que a qualidade do ar piore, o capitão aconselha, a quem quiser limpar os imóveis, a fazerem a capina, mas que não atire fogo, e sim coloque todo o resíduo vegetal em sacos plásticos para que tenham a mesma destinação do lixo doméstico.

"Outra dica, é se evitar deixar que o mato cresça muito com podas periódicas, dessa forma fica fácil se livrar do lixo e não precisa colocar fogo", acrescenta.

Ele lembra ainda que colocar fogo em terrenos baldios pode acarretar multas por parte do município, e incentiva aos cidadãos a ligarem para o Disque Queimada da prefeitura municipal de Campo Grande (3314-3675).

Nos siga no Google Notícias