ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Câmara aprova lei do uso das calçadas por restaurantes

Redação | 07/05/2009 15:45

Depois de muita polêmica envolvendo comerciantes e até o Executivo, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que estabelece critérios para a colocação de mesas e cadeiras nas calçadas em frente a bares, restaurantes e similares.

Durante a sessão de hoje, os vereadores mantiveram o veto parcial do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), que teve como justificativa a necessidade de criar mais parâmetros esse tipo de ocupação, já que em Campo Grande a largura das calçadas varia entre 2,40m e 10,00m. Inicialmente, a lei estabelecia um total de 1,20m para o tráfego de pedestres.

Após aprovarem o veto, os vereadores votaram em regime de urgência outro projeto lei que tratava sobre o mesmo assunto, porém, neste foi estabelecido o espaço de circulação proporcional ao tamanho das calçadas.

De acordo com a lei aprovada hoje, ficam estabelecidos que os vãos para tráfego dos pededestres devem obedecer as seguintes larguras: 1,20m em calçadas entre 2,40m e 4,00m; 2,00m para calçadas entre 4,00m e 6,00m; 4,00m em calçadas entre 6,00m e 10,00m; e 40% da largura da calçada para aquelas maiores de 10,00m.

Além disso, a colocação das mesas e cadeiras nas calçadas em frente aos bares e restaurantes deverá respeitar os horários estabelecidos no Alvará Municipal de Localização.

Agora, a lei segue para ser sancionada pelo prefeito passará a vigorar logo após isso.

"O veto do prefeito era pertinente, então nós adequamos a lei para que contemplasse as necessidades de todos", disse o presidente da Câmara, vereador Paulo Siufi (PMDB).

Segundo ele, o comércio de Campo Grande foi ouvido depois do primeiro texto aprovado no mês passado estabelecendo a largura mínima do espaço livre que deve haver nas calçadas. "O vereador Mário César (PPS) ouviu o Sindicato dos Bares e Restaurantes e percebeu a necessidade de adequação", destaca.

"Vale lembrar que a intenção primordial da [lei] é oportunizar a todos os campo-grandenses e aos visitantes, maior conforto no uso e gozo do passeio público, seja como pedestre, deficiente ou não, seja como empresário, ou ainda como cliente dos bares e restaurantes", argumenta Mário César em sua justifica.

Nos siga no Google Notícias