ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Campanha de vacinação contra a pólio termina na próxima 6ª feira

Aline dos Santos | 04/07/2012 07:20

O objetivo é vacinar 95% do total de 195.136 mil crianças na faixa etária de zero a cinco anos

Campanha foi lançada em 16 de junho. (Foto: Paula Vitorino)
Campanha foi lançada em 16 de junho. (Foto: Paula Vitorino)

A campanha de vacinação contra a poliomielite termina na próxima sexta-feira. Em Mato Grosso do Sul, 159.319 crianças já foram imunizadas, chegando a 81,65% da meta. O objetivo é vacinar 95% do total de 195.136 mil crianças na faixa etária de zero a cinco anos.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) pede para que os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar se dirijam ao posto de saúde mais próximo. A campanha foi lançada em 16 de junho. Neste ano, em vez de tomar duas doses, uma em junho e reforço em agosto, a campanha terá uma única etapa.

A partir de agosto, a imunização contra a pólio terá mudanças também no calendário de rotina para crianças que vão começar o esquema vacinal. As doses aos dois e quatro meses serão substituídas por injeções. Já na terceira etapa, aos 6 meses, voltam as gotinhas.

A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia de início súbito, principalmente nos membros inferiores.

A transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.

O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da OMS (Organização Mundial da Saúde) o certificado de eliminação da doença. No entanto, o vírus ainda circula pelo mundo.

Nos siga no Google Notícias