ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campanha pelo Registro Civil terá um mês de duração

Redação | 03/11/2008 14:57

A Campanha Nacional pelo Registro Civil, que estava prevista para acontecer entre os dias 17 e 21 de novembro, foi ampliada para um mês, começando no dia 17 deste mês e encerrando dia 17 de dezembro.

A decisão foi tomada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para garantir a certidão de nascimento a um maior número de pessoas.

Estima-se que 8% das crianças nascidas em hospitais no Brasil não são registradas. Esse índice sobe para 28% na região Norte.

De acordo com os organizadores da campanha, o Mês Nacional de Registro Civil vai reunir juízes de todos os tribunais do País, hospitais, delegacias, centros comunitários e Executivo.

Uma campanha institucional vai ser feita para esclarecer a população sobre a necessidade da certidão de nascimento.

As certidões de nascimento e óbito são gratuitas desde 1988 e os cartórios que cobram o documento devem ser denunciados e poderão sofrer pena de perda da delegação, conforme o CNJ.

A recomendação do conselho é de que todos os Tribunais de Justiça do país promovam mutirões para garantir a certidão de nascimento a todas as crianças nascidas e também aos adultos que não possuem o documento. O CNJ quer ainda que os tribunais assegurem a fiscalização da gratuidade dos registros.

Nos siga no Google Notícias