ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campo Grande fica em 6º no ranking de bem-estar urbano entre Capitais

Anny Malagolini | 27/09/2016 09:07
Em relação as boas condições de mobilidade urbana, a Capital está em 13º posição (Foto: Marcos Ermínio)
Em relação as boas condições de mobilidade urbana, a Capital está em 13º posição (Foto: Marcos Ermínio)

Levantamento do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), revela que o Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) de Campo Grande é o sexto melhor do país na comparativo entre Capitais. A Capital ganhou a nota 0,8275, e de acordo com o levantamento, quanto mais próximo de 1,0 melhor é a qualidade de bem-estar urbano. São Paulo, por exemplo, apresentou o pior indicador.

O estudo Ibeu Municipal avaliou cinco indicadores de qualidade: mobilidade urbana, como o tempo de deslocamento de casa para o trabalho; condições ambientais (arborização, esgoto a céu aberto, lixo acumulado); condições habitacionais (número de pessoas por domicílio e de dormitórios); serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, esgoto, energia e coleta de lixo); e infraestrutura.

Na comparação das capitais de unidades da federação do país, apenas 4 apresentam nível muito bom de bem-estar urbano referente às condições ambientais, são elas: Campo Grande (1º), Goiânia (2º), Belo Horizonte (3º), Palmas (4º).

Dentre as avaliações do estudo, a infraestrutura urbana apresentou a pior situação de bem-estar para o país, prova disso é que 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins de bem-estar urbano, correspondendo a 2.579 como ruins ou 46,3% e 2.516 como muito ruins ou 45,2%.
Há 441 municípios em condições médias de bem-estar urbano referente à infraestrutura. Somente 28 municípios apresentam condições boas e apenas um município apresenta condição muito boa, que é Balneário Camboriú, localizado no Estado de Santa Catarina.

As capitais que apresentam condições ruins são: Aracaju, Campo Grande, Palmas, Recife, Salvador, Fortaleza, Teresina, Manaus, Natal, Cuiabá, João Pessoa, São Luís, Maceió e Belém. Há duas capitais localizadas na Região Centro-Oeste, três na Região Norte e todas as nove capitais da Região Nordeste.

Já em relação as boas condições de mobilidade urbana, a Capital está em 13º posição. A dimensão de mobilidade foi construída a partir do tempo de deslocamento diário de casa para o trabalho, ao considerar as pessoas que gastam até uma hora como situação adequada de mobilidade,

Foi medido o bem-estar de 5.565 municípios, e a cidade sul-mato-grossense que apresentou o melhor desempenho foi Jateí - município de 4 mil habitantes e a aproximadamente 265 km de Campo Grande -, que ficou em 1.083 posição. A nota da cidade foi de 0,956. Neste listamento, aliás, a Capital aparece em 1.529 lugar e sua avaliação foi de 0,893.

Ainda nesta modalidade, o município de Buritizal, em São Paulo, recebeu a maior nota e ocupa o primeiro lugar do ranking.

Nos siga no Google Notícias