ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Campo Grande News inicia transição de Acordo Ortográfico

Redação | 01/01/2009 12:07

O Brasil inicia neste 1º de janeiro um processo de mudança da forma de escrever algumas palavras. Diante do velho conceito de que o Português é complicado, transformações foram propostas e aceitas para entrarem em vigor em 2009. O Campo Grande News começa hoje um período de transição, com o uso de algumas normas vigentes até 2008 e já adotando parte da nova grafia.

O período de transição para que a população se adapte às mudanças vai até o fim de 2012, a partir de 1º de janeiro de 2013, a nova ortografia será a única considerada correta.

Ainda são várias as dúvidas gramaticais, que só serão elucidadas com a publicação de um novo Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), que serve como documento com registro da forma oficial de escrever as palavras, o Volp só deve ser publicado em fevereiro, com cerca de 300 mil termos.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa unifica o idioma em todos os países que o adota. Veja algumas alterações.

ALFABETO

Hoje tem 23 letras, agora passa a ter 26. O k, w e y voltam ao alfabeto oficial, porque o acordo entende que é um contra-senso haver nomes próprios e abreviaturas com letras que não estavam no alfabeto oficial (caso de kg e km). Além disso, são letras usadas pelo português para nomes indígenas (as línguas indígenas são ágrafas, mas os linguistas estudiosos desses idiomas assim convencionaram). Na prática: nenhuma palavra passa a ser escrita com essas letras - "quilo" não passa a ser "kilo" - por serem "pouco produtivas" ao português, na opinião da linguista.

SOMEM DA ORTOGRAFIA

Trema: somem de toda a escrita os dois pontos usados sobre a vogal "u" em algumas palavras, mas apenas da escrita. Assim, em "linguiça", o "ui" continua a ser pronunciado. Exceção: nomes próprios, como Hübner.

Acento diferencial: também desaparecem da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposição + artigo), pêlo (de cachorro, ou substantivo) e pélo (flexão do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Exceções: para os verbos pôr e pode - do contrário, seria difícil identificar, pelo contexto, se a frase "o país pode alcançar um grande grau de progresso" está no presente ou no passado.

Acento circunflexo: Desaparece nas palavras terminadas em êem (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar...) e em oo (hiato). Caso de crêem, vêem, dêem e de enjôo e vôo.

Acento agudo:

1 - Nos ditongos abertos éi e ói, ele desaparece da ortografia. Desta forma, "assembléia" e "paranóia" passam a ser assembleia e paranoia. No caso de "apóio", o leitor deverá compreender o contexto em que se insere

Nos siga no Google Notícias