ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

CCZ vacina cães e gatos em região onde foi encontrado vírus da raiva em morcego

Flávio Paes | 29/09/2015 21:35
Agentes farão trabalho de orientação de porta em porta
Agentes farão trabalho de orientação de porta em porta

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses estão atuando na região do bairro Itanhangá onde, há poucos dias, foi encontrado morcego com o vírus da raiva. Por conta disto, os técnicos estão vacinando cães e gatos e distribuindo material informativo, orientando os moradores e comerciantes sobre as medidas a ser adotadas, em caso de aparição de morcegos nas residências e estabelecimentos.

A orientação principal dada pelos agentes é que donos de cães e gatos mantenham atualizada a vacinação antirrábida de seus animais domésticos. Além de ser um dever dos criadores, esta atitude protege os animais e quem convive com eles.

No caso do morcego, se for encontrado na residência ou comércio, a equipe do CCZ retira o animal. Para imobilizá-lo, deve-se colocar um balde em cima dele até a chegada dos agentes de endemias. Enquanto isto, não deixar que cães e gatos se aproximem do mamífero.

O Centro de Controle de Zoonoses funciona das 7h às 21h. Para o caso de o morcego ser localizado depois desse horário, deve-se mantê-lo sob o balde e, na manhã seguinte, acionar
a equipe do CCZ. Vale lembrar que os técnicos não fazem captura de morcego em árvores, apenas em imóveis, estando o animal vivo ou morto.

Sobre a raiva
A raiva é uma doença que pode ser transmitida do animal ao homem. É causada por vírus e é mortal tanto para o animal como para os seres humanos. É transmitida pela saliva de um animal doente através da mordida, arranhão ou lambedura. O cão e o gato são transmissores, mas outros animais como o morcego, o macaco e a raposa também podem ser transmissores da raiva.

Serviço: a equipe do CCZ pode ser acionada pelo fone 3313-5000, das 7h às 21h.

Nos siga no Google Notícias