ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

"Nunca vi isso", diz especialista em asfalto sobre tapa-buraco com os pés

Prefeitura testa novo material e afirma não ter necessidade de passar com o rolo compressor no remendo

Leandro Abreu | 06/07/2016 19:09
Normalmente, tapa-buraco é feito com massa asfáltica quente e comprimida por um rolo (Foto: Leandro Abreu)
Normalmente, tapa-buraco é feito com massa asfáltica quente e comprimida por um rolo (Foto: Leandro Abreu)
Ação do operário comprimindo massa com os pés chamou a atenção nesta quarta-feira. (Foto: Direto das Ruas)
Ação do operário comprimindo massa com os pés chamou a atenção nesta quarta-feira. (Foto: Direto das Ruas)

“Nunca vi isso na minha vida!”. Essa foi a primeira reação do engenheiro civil e especialista em asfalto, Chaia Jacob Neto, sobre a ação da Prefeitura de Campo Grande em que o operário da operação tapa-buraco compacta com os pés a massa asfáltica nas erosões. A administração municipal justifica que o tipo de massa fria não necessita de compactação com rolo compressor, dizendo que apenas o fluxo do trânsito de carros será o suficiente para nivelar e tapar os buracos.

“Isso não existe! Não tem massa que não precise comprimir. Mesmo a massa fria precisa passar de três a quatro vezes com o rolo para que fique correto. Não podem passar a responsabilidade para o automóvel”, comentou.

Segundo o engenheiro que também é professor da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), deixando a compactação a cargo dos automóveis, o “remendo” não ficará uniforme como quando é usado um rolo.

“A massa não sendo compactada vai ficar disforme. E se o pneu passar só em um canto? Vai ficar mais compactado de um lado que do outro. Nunca vi isso na minha vida. Todo tapa-buraco tem que ser feito a compactação”, disse o engenheiro com mais de 30 anos de experiência na área.

Ainda segundo o engenheiro, a massa fria é mais barata que o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) usado normalmente, mas com a realização equivocada do serviço, ele terá que ser refeito em breve, com o retorno da erosão. “O prejuizo é que se não houver a compactação perfeita vai desagregar a massa. O CBUQ, assim que compacta e esfria, ele fica daquele jeito. Agora a massa fria, se não houver compactação, vai deteriorar e perder o trabalho. É mais barato, mas será um dinheiro jogado fora com o trabalho errado”, concluiu.

Compactação com pés – Um leitor do Campo Grande News flagrou na tarde de hoje funcionários da prefeitura utilizando a massa fria para tapar buracos na avenida Hiroshima, mas compactando o material com os pés dentro da erosão.

Segundo a prefeitura, o material está passando por testes e tem previsão de ter seu uso ampliado para o restante da cidade. A compactação da massa fria pode ser feita apenas com o fluxo de veículos e dispensa o rolo compressor, evitando que a via seja interditada para a operação tapa-buraco. As ruas Arthur Jorge e Rio Grande do Sul também foram “contempladas” com a novidade.

Nos siga no Google Notícias