ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

A cada três dias, um novo caso de tuberculose é registrado em Campo Grande

Francisco Júnior | 23/03/2012 20:04

No sábado será comemorado o dia de combate a doença

Agentes da Sesau abordam as pessoas para explicar sobre a doença. (Foto: Pedro Peralta)
Agentes da Sesau abordam as pessoas para explicar sobre a doença. (Foto: Pedro Peralta)

Dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) apontam que a cada três dias um novo caso de tuberculose é registrado em Campo Grande. De janeiro a fevereiro deste ano, 23 pessoas contraíram a doença no município.

Como parte das atividades do Dia Mundial de Combate a Tuberculose, lembrado no dia 24 de março, agentes da secretaria fizeram uma panfletagem com orientações sobre a doença nos terminais de ônibus da cidade. “A intenção desta iniciativa é deixar as pessoas informadas sobre os sintomas da tuberculose”, explicou a gerente técnica de Doenças Transmissíveis da Sesau, Andréia Silva.

De acordo com a especialista, tosse pertinente por mais de 2 semanas é um indicativo que a pessoa pode estar com patologia. Segundo Andréia Silva, para a constatação é necessário que a pessoa seja submetida ao exame do escarro, realizado nas unidades básicas de saúde.

A especialista explica a tosse pode vir acompanha de outros sintomas, como: falta de apetite, emagrecimento e febre no fim do dia.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como: ossos, rins, meninges (membrana que envolve o cérebro).

O tratamento é longo, dura 6 meses e a medicação dever ser tomada em jejum durante todos os dias. “Pelo tratamento demorar, muitos doentes abandonam.

Com a medicação a pessoa apresenta melhora nos primeiros 15 dias e ela acha que já está bem e abandona o tratamento”, informou Andréia Silva.

Nos siga no Google Notícias