ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

A partir de hoje todos os terminais de ônibus têm internet gratuita

Paula Vitorino | 02/08/2012 11:12
Patrícia diz que internet nos terminais vai facilitar o dia a dia. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Patrícia diz que internet nos terminais vai facilitar o dia a dia. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O trajeto, muitas vezes longo e tumultuado, de quem pega mais de um ônibus diariamente em Campo Grande ganha um entretenimento a partir de hoje. Todos os terminais do transporte coletivo e estações Peg-Fácil estão informatizados com rede de internet sem fio e gratuita.

Com investimento de R$ 100 mil, a Internet Morena nos terminais foi lançada hoje no terminal General Osório - que recebe o maior quantitativo de passageiros diariamente - pelo prefeito Nelson Trad Filho e o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade.

O acesso ainda é novidade para a maioria dos usuários, mas quem recebeu a notícia aprovou. A universitária Patrícia Sanches, de 20 anos, que sempre aproveita para acessar a internet no celular em locais com rede wii-fi gratuita, diz que vai poder aproveitar a espera entre um ônibus e outro para resolver pendências virtuais.

“Facilita o uso e muitas vezes você precisa falar com alguém com urgência e aí vai poder resolver pela internet”, diz. A estudante passa pelo terminal diariamente para ir trabalhar e estudar.

O prefeito esclareceu que é justamente esse o objetivo da inovação: proporcionar informatização para todos os usuários. “A internet é um meio de trabalho hoje e precisa estar disponível para todas as pessoas”, frisou.

Diariamente, cerca de 30 a 40 mil pessoas passam por cada um dos terminais da Capital.

Acesso - Para acessar a Internet Morena pela primeira vez o usuário precisa fazer um rápido cadastro, que tem o objetivo de evitar o uso indevido da rede, e depois irá receber uma senha para os próximos acessos.

O diretor-presidente do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informatização), João Yamaura, garante que o acesso é seguro da mesma forma que uma conexão por rede privada.

A velocidade é de 20kbps, a chamada Banda Social, que é suficiente para consultar email e sites, mas não recomendado para baixar vídeos e programas.

Já em relação a segurança, Rudel esclareceu que os terminais são seguros e o índice de roubos é de zero. “Não é em todo horário que me sinto para usar, mas geralmente uso o celular nos terminais”, diz a estudante Karen Prieto, de 15 anos.

A Internet Morena já existe na Feira Central, Praça Ary Coelho e Ponto de Integração de ônibus – em frente a Escola Estadual Hércules Maymone. Até o fim do ano o sistema também será implantado em diversos parques públicos da Capital.

Novidades - Hoje também foi assinada a ordem de serviço para instalação da internet nos ônibus executivos, que deve entrar em funcionamento até o fim do ano.

Rudel ainda adiantou que os articulados devem ser os próximos veículos a receber a Internet Morena, no próximo ano, e que o objetivo é levar a rede para todas as linhas de ônibus da Capital.

Outro projeto é a instalação de tomadas nos terminais para que os usuários da internet possam carregar seus equipamentos quando for necessário.

Nos siga no Google Notícias