ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Equipamento hospitalar da Santa Casa é jogado em depósito irregular, diz Associação

Jeozadaque Garcia | 27/02/2012 17:37

Segundo ABCG, materiais são reaproveitáveis; há ainda indícios de que equipamentos são vendidos ‘por quilo’

Pilha de entulhos fica entre a psiquiatria e o prédio principal da Santa Casa. (Foto: ABCG)
Pilha de entulhos fica entre a psiquiatria e o prédio principal da Santa Casa. (Foto: ABCG)

A ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), que administrava a Santa Casa, deve levar ao MPE (Ministério Público Estadual) e ao MPF (Ministério Público Federal) denúncia sobre descarte irregular de materiais e equipamentos no hospital. Hoje, a Santa Casa é administrada por uma Junta Interventora, formada pelos governos estadual e municipal.

Os entulhos são depositados no terreno no próprio hospital, entre a ala de psiquiatria e o prédio principal. De acordo com o presidente da Associação, Wilson Teslenco, boa parte dos materiais depositados ainda pode ser reaproveitada.

“O que tem lá é uma pilha de materiais reutilizáveis. São coisas que poderiam ser reaproveitadas. Quem disse que aquilo é lixo? Houve um processo administrativo para realizar o descarte?”, questiona.

A Associação foi até o local na última sexta-feira (24), quando tomou conhecimento da situação. De acordo com Wilson, quando os equipamentos são inservíveis, devem ir a leilão após os trâmites burocráticos.

Há máquinas, balanças, equipamentos foto-cirúrgicos, camas e monitores de computador. Para a Associação, o descarte é irregular nos “aspectos ambientais e administrativos”. “Além disso, há o risco biológico, pois junta água entre os entulhos”, aponta Teslenco.

Associação deve levar denúncias ao MPE e MPF. (Foto: ABCG)
Associação deve levar denúncias ao MPE e MPF. (Foto: ABCG)

A ABCG garante ainda ter indícios de que os materiais são vendidos “por quilo”, e que caminhões já foram até o local retirar alguns equipamentos.

A assessoria de imprensa da Santa Casa informou que “não há nada irregular” no descarte e que o hospital não se pronunciaria sobre o assunto nesta segunda-feira.

Veja o vídeo abaixo do depósito

Nos siga no Google Notícias