ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Acadêmicos de Medicina fazem triagem de graça para detectar Alzheimer

Francisco Júnior | 20/09/2013 12:29

Em comemoração ao Dia Internacional da Doença de Alzheimer, acadêmicos de Medicina fazem amanhã (21), uma triagem neurológica gratuita, no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande, para alertar a população sobre os sintomas iniciais da doença de Alzheimer, entre eles, a perda de memória.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam esquecer-se não é normal e o envelhecimento saudável não está relacionado com o esquecimento. Este sintoma pode estar ligado a diversos motivos como depressão, problemas de sono, falta de atenção e até doenças como o Alzheimer”, explica um dos organizadores do evento, o estudante de medicina Paulo Henrique Zanin.

Idealizada pela neurologista e professora do curso de Medicina, Aline Kozoroski Kanashiro, a iniciativa tem como foco promover a conscientização da população, principalmente em homens e mulheres acima de 60 anos de idade, que têm perda de memória e acreditam que o esquecimento é algo normal da idade.

Segundo a Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), a doença atinge mais de 1,2 milhão de brasileiros e a incidência vem crescendo mundialmente na mesma medida em que a expectativa de vida aumenta e a população envelhece, principalmente entre aqueles acima dos 65 anos. Como o aumento da incidência da doença na população idosa praticamente dobra a cada 20 anos. Ou seja, até 2030, a previsão é de que o número de doentes em todo o mundo chegue a 65,7 milhões.

Os acadêmicos de medicina da Universidade Anhanguera/Uniderp realizarão os testes para avaliação cognitiva no Shopping Norte Sul Plaza das 10h às 20h. Serão análises específicas que visam identificar pacientes que possam apresentar alguma alteração e alertar para que procurem auxílio médico.

Descrita pela primeira vez em 1906 pelo doutor Alois Alzheimer, a doença caracteriza-se pela perda de funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem, causada pela morte das células cerebrais. É uma enfermidade degenerativa que não tem cura, mas o tratamento precoce pode manter as funções intelectuais preservadas por mais tempo, trazendo qualidade de vida para o paciente e os familiares.

O Shopping Norte Sul Plaza fica na avenida Presidente Ernesto Geisel, n° 2300.

Nos siga no Google Notícias