ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ação conjunta da Polícia e MPE irá combater poluição sonora na Capital

Paula Vitorino | 08/04/2011 13:26

Atividades começam neste mês

Ação conjunta da polícia civil e militar, coordenada pelo MPE (Ministério Público Estadual), irá combater a poluição sonora em Campo Grande. As atividades devem ser iniciadas ainda neste mês e terão como objetivo alertar a população sobre o cumprimento da Lei do Silêncio.

A ação contará com palestras educativas em lojas, bares, casas noturnas e outros estabelecimentos. Os policiais também irão intensificar as blitzes utilizando aparelho que é capaz de mensurar a freqüência do som.

De acordo com dados do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança), foram registradas 2.826 ocorrências de perturbação do sossego somente no ano passado, na Capital.

Já no primeiro trimestre deste ano, foram contabilizadas 510 reclamações de moradores quanto à incidência de barulho perto do local.

Segundo o delegado titular da Decat, Fernando Villa de Paula, as maiores ocorrências referentes à poluição sonora são casas noturnas, clubes recreativos e templos religiosos.

“Podemos dizer que esse é um dos maiores problemas sociais vividos em Campo Grande. Vimos através dos dados do Ciops que 70% dos chamados no fim de semana, são referentes à poluição sonora e perturbação do silêncio”, afirma Fernando.

Para o cidadão que desrespeitar à Lei do Silêncio, a penalidade prevista no Código de Trânsito brasileiro é de multa grave com cinco pontos na carteira. Além disso, o veículo é retido e notificado pelos policiais. O volume do som não pode passar na freqüência de 80 decibéis.

Nos siga no Google Notícias