ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Ação resgata brincadeiras de rua na Semana Mundial do Brincar

Luciana Brazil | 16/05/2013 08:39
Especialista alertam para brincadeiras individualizadas e que não permitem áreas de lazer. (Foto:Divulgação)
Especialista alertam para brincadeiras individualizadas e que não permitem áreas de lazer. (Foto:Divulgação)

Na Semana Mundial do Brincar, especialistas alertam para o novo comportamento infantil. Em Campo Grande, no próximo dia 25 de maio, a Aliança pela Infância vai realizar a 3° edição “Me Deixa Brincar”, uma ação que prioriza as brincadeiras de rua, cada vez mais em extinção, e o espaço para o lazer. O movimento será no Horto Florestal, das 14 às 17h30.
O desenvolvimento em grupo e o espaço para o lazer devem ser resgatados com urgência, segundo a professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e coordenadora da Aliança pela Infância, Angela Maria Costa.
“As crianças estão cada vez mais confinadas e individualizadas em frente aos videogames. A preocupação é como essas pessoas serão no futuro, se eles não se desenvolvem mais em grupo? Nos jogos eletrônicos o problema é resolvido matando o outro boneco. E onde fica a experiência de perder e ganhar?”, dispara a professora.
Especialistas garantem que são nos primeiros anos de vida que a criança desenvolve a capacidade de interação e comunicação social. Além disso, é diante do brincar que a criança lida com o passado, enfrenta o presente e se prepara para o futuro.
Desde o cedo, bebês são estimulados a acompanhar DVDs infantis, lembra Angela. “A imagem e o som são feitos para atrair e acaba funcionando como uma babá eletrônica. Antes, as crianças tinham medo de bruxas, hoje, demonstram medo de serem assaltadas, de sofrem acidentes”, explica.
A semana do brincar é celebrada entre os dias 18 e 25 de maio. No dia 31, comemora-se o Dia Mundial do Brincar.
Criada em 1997, na Inglaterra, a Aliança pela Infância é um movimento mundial, que atua facilitando a reflexão e a ação dos que se preocupam com a educação das crianças. O mundo contemporâneo, a falta de espaços para brincar, o consumismo desenfreado e a pressão escolar precoce motivaram a criação da rede.
A rede é uma aliança de pessoas e organizações com ideais comuns visando à melhoria da vivência da infância.

Nos siga no Google Notícias