ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Acostumados com capivaras, moradores são surpreendidos com aparição de tamanduá

Animal foi resgatado na manhã deste domingo na Rua Vitório Zeola

Por Geniffer Valeriano e Idaicy Solano | 07/04/2024 08:59

Acostumados com capivaras, na manhã deste domingo (7), moradores do Bairro Carandá Bosque foram surpreendidos com a visita de um tamanduá-bandeira. O animal foi encontrado passeando pela Rua Vitória Zeola, onde foi resgatado.

O primeiro a encontrar o tamanduá foi o morador da região, Marcelo Ricardo Gonçalves, de 53 anos. O representante comercial conta que viu o animal por volta das 7h10, enquanto estava a caminho da empresa onde trabalha. “Quando eu vi, parei o meu carro para ajudar para ele não vir para a rua com medo de alguém atropelar. Depois apareceu mais gente e nós fomos cercando para ele ficar ali na pracinha”, disse.

Marcelo ainda conta que ao ligar para a PMA (Polícia Militar Ambiental) o grupo foi orientado a não deixar o animal acuado para que o tamanduá não se estressar e machucar os moradores.

Tamanduá-bandeira, após ser resgatado pela PMA (Foto: Marcos Maluf)
Tamanduá-bandeira, após ser resgatado pela PMA (Foto: Marcos Maluf)

“Foi uma coisa bem inusitada, eu vejo as vezes na estrada quando vamos viajar, mas na rua é a primeira vez. Eu fiquei surpreso [...]  capivara a gente vê sempre, mas tamanduá-bandeira nunca vi de pertinho assim. Eu viajo bastante e vejo sempre na estrada, mas não de pertinho assim”, finaliza.

A dona de casa Auristela Rios, de 54 anos, também participou do resgate do animal silvestre. A mulher relata que notou que havia uma movimentação diferente na região quando seu cachorro começou a latir. “Aqui a gente não tem medo não. A gente salva cachorro, salva todo mundo, até quem é roubado em ponto de ônibus. Meus cachorros começaram a latir e eu vi que era um latido diferente e quando olhei para baixo vi o tamanduá”, disse.

Moradores observando o trabalho da PMA (Foto: Marcos Maluf)
Moradores observando o trabalho da PMA (Foto: Marcos Maluf)

Junto com a filha, a dona de casa ajudou no controle do trânsito e também a levar tapumes de madeira para fechar o terreno baldio onde o tamanduá entrou. “Fomos trazendo o animal de pouquinho em pouquinho para o mato onde é o território dele e querendo ou não a gente fica no lugar dele. Nos importamos com uma criança ou com um animal, é tudo vida. Aqui a gente se preocupa com o coletivo”, afirmou.

Para a reportagem, o cabo Monteiro, da PMA, informou que o animal não apresentava ferimentos e deveria ser devolvido ao seu habitat natural ainda hoje. Como o tamanduá estava calmo, a captura durou cerca de 10 minutos.

“Ele vai ser avaliado pela nossa equipe veterinária e como já temos uma certa experiência e vendo que ele está em bom estado e a captura não trouxe estresse para ele, deve ser devolvido para o seu habitat natural”, explicou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias